quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cisto Pilonidal - A Recuperação com mais de 70 dias

Parafraseando a postagem anterior: "Seguindo a série de informações de "utilidade pública" do ponto de vista do paciente sobre este caso que fui acometido e principalmente com o intuito de ajudar a esclarecer aos temores e dúvidas de pessoas com o mesmo problema (que tem se mostrado serem muitas), segue agora o vídeo que ilustra como o pós operatório está transcorrendo principalmente no que diz respeito a cicatrização do "talho".", agora com 72 dias de recuperação.

Segue tudo dentro da normalidade, nada de dores intensas, só desconfortos quando passo um pouco dos limites.

Já fiz alguns testes como andar de bicicleta ou de moto e a bicicleta não se mostrou tão problemática pois o ponto de apoio durante o andar é bem diferente, mas o andar de moto com a postura mais ereta faz com que a almofada do banco chegue mais próxima ao corte tornando o passeio mais desconfortável.

A direção de automóvel por trajetos pequenos está dominado, só depende do tipo de banco. Testei com dois veículos e um deles é bem mais cômodo que outro para movimentar os pedais.

Desde a última consulta à uns 15 dias atrás fui liberado da pomada pelo médico e notei que os curativos e absorventes, que são bastante uteis nesse tipo de situação, saem com secreções mais escuras.

Obs.: Aqui mais uma das tantas situações engraçadas da vida, estavamos a esposa e eu no mercado comprando algumas coisinhas e ao passar pela seção de produtos de higiene falei automaticamente para a esposa: "Estamos sem absorvente..." justo ia passando uma senhora que me olhou mais que depressa com um ar de curiosidade sobre aquela frase e o baita macho que a tinha proferido. Hehehe

No demais sequem os curativos normais diários, e as variações de postura para não ficar numa mesma posição e gerar desconfortos.


Bueno, vamos pras cabeças novamente.

Para não perder o costume, novamente o mesmo alerta da postagem anterior sobre cenas fortes.


-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-



Bueno, até a próxima...


Obs.: Seguem links que relacionam esta postagem com as demais da série:

Cisto Pilonidal
Recuperação 30 Dias


-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Obs.: Caros leitores, não consigo responder aos comentários, houve algum tipo de bloqueio pelo conteúdo, mas vou procurar manter todo o material já disponibilizado até o momento. Lamento não poder mais interagir.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x- 

77 comentários:

  1. Boa noite Rogério, fiz a cirurgia a exatos 7 dias, e minha dúvida é com relação a secreção que sai no pós operatório, nos primeiros dias saia uma secreção mais 'rala', ou aguada... E agora está mais consistente, e saindo tanto quanto no começo, é uma secreção inodora, porém estou preocupado, ainda resta uma semana até a próxima consulta.
    O médico me receitou 5 dias de cetoprofeno e remédios para dor... To com medo do negócio inflamar.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog, com certeza ajudou muita gente!

    Abraço!
    Thiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, boa noite, assim, no meu caso, saia muita secreção e sempre saiu até o período final por volta dos 3 meses e penso que fazia parte do processo de reconstituição da carne no local, os curativos sempre saiam completamente empapados disso, mas penso também que era mistura com a pomada que eu utilizava bastante, nessa parte nunca fui econômico e minha experiência foi positiva, sem dores ou transtornos em curativos. Mas não sei se é o teu caso.

      Se estiveres muito preocupado, acho que justificaria uma visita antes do tempo ao teu médico, mas te digo que no meu caso isso foi normal e constante.

      Muito obrigado pela consideração sobre o blog, com o corre corre do dia-a-dia nem sempre temos muitas oportunidades de dar uma força para as pessoas, achei que esta poderia ser uma forma de fazê-lo, e é bom ver que se recebe como algo útil.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  2. Olá Rogério, tenho 16 anos e fiz a mesma cirurgia a exatas 2 semanas (dia 5 de Abril)

    De acordo com o enfermeiro (que é também meu primo) já está com uma grande melhora, e já fechou cerca de 1 cm dos lados (dos dois juntos, claro).

    Meus pais estão bastante preocupados sabe, não me deixam fazer quase nada além de ficar na cama, deitado de bruços...

    O médico que fiz a cirurgia mandou retirar o curativo assim que chegar em casa... Ou seja, desde o primeiro dia que estou em casa, o "buraco" está aberto, e me passou uma bendita pomada chamada "neomicina"...

    Após 1 semana tive o retorno com o mesmo médico, e ele trocou a pomada, por ÓLEO DE GIRASSOL, afirmando dizer que cicatrizava mais rapidamente.

    E é verdade, segundo meu pai e o enfermeiro (os dois fazem o " curativo ", ou melhor, troca do óleo, houve uma ótima melhora do buraco.


    Gostaria de saber, após de quanto tempo se pode sentar sem nenhum desconforto?
    Com quanto tempo pode deixar de ficar na cama o dia todo?


    Obrigado pelo post, me ajudou bastante a saber sobre a recuperação :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber que ajudou em algo...

      Assim, eu desde os primeiros dias já me sentava, sempre com muita cautela, até por que a mesma posição deitado o dia inteiro deve ser terrível, algumas horas além da noite deitado e eu já sentia dores por todo o corpo então, caminhar, sentar e me movimentar fazia parte da minha rotina sem problemas, mas claro, como o médico me dizia, vida normal, só respeita os limites do teu corpo. Mas eu tinha uma diferença que era o fato de eu ter curativo cobrindo o ferimento, talvez por esse detalhe a recomendação é de ficar mais tempo deitado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    2. Boa noite fiz a cirurgia dia 15/04 faz quase 20 dias to sofrendo muito não durmo com dores musculares nas pernas e na ferida.. Alguém fez algo diferente. Pq eu fico deitada o dia todo e as vezes levanto mas ta MT difícil

      Excluir
    3. Olá Manuela, com relação às tais dores nas pernas te digo que cheguei a ter algumas dores também e na região da bacia mas cheguei a conclusão que era por passar muito tempo deitado de lado ou de bruços, por isso optei por me manter mais tempo me movimentando, e resolveu. Já a situação do teu ferimento e essa dor nele eu te sugiro entrar em contato com o médico pois não tenho tantos relatos de dores, as que soube talvez tivessem relação com a forma de higienização e principios de infecções que deixam a região bem sensibilizada, mas como te disse fala com o médico que da minha parte é suposição de paciente e curioso.

      Como está sendo teu processo de higienização e curativos?

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  3. Boa Noite bom eu tive o cisto pilonidal em março desse ano de 2016, ele inflamou formou uma espécie de abcesso até que ele "estourou" saindo MUITA eu repito MUITA secreção purulenta e sangue, desde então não houve recidiva. No momento estou decidindo se faço a cirurgia pra tirar o que deve ter restado do cisto por dentro (já que fora não tenho mais nada aparente) ou se espero ver se vai aparecer de novo pra poder então fazer a cirurgia; e no meio disso tudo existe um "porém": eu to no meio da minha faculdade de odontologia e ficaria meio complicado passar mais de um mês impossibilitada de realizar as minhas atividades normais, como por exemplo atender os pacientes... Eu fico me perguntando se vale a pena fazer a cirurgia já que mesmo a fazendo ainda existe a chance dele voltar.... o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna, sobre a cirurgia, depois da minha expeirência e de tantos relatos como os postados aqui por outras pessoas não tenho dúvida alguma, sempre vale a pena, na minha opinião.

      Com relação ao problema sobre agora ou depois, eu te digo o que passei. No meu caso desde sempre tive a tal fístula (canalzinho) por onde saia a purgação, então não passei pelo problema que alguns pacientes relataram de ter a inflamação retida e quando a dor é muito intensa, parece ser o teu caso. No meu caso frequentemente eu pressionava o local e retirava a purgação e esse procedimento me levou a conduzir a situação por algum tempo, cerca de alguns anos, mas como o médico me falou, é um risco manter dessa forma pois é uma porta aberta para infecção mas eu consegui postergar por algum tempo a situação assim.

      Tem que colocar na balança pelo teu ponto de vista.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço, te desejo melhoras.

      Excluir
    2. Boa noite , tbm fiz igual a vc , pesquisei no Google e diagnóstico de cisto faz um mês , quanto tempo vc passou com essa fístula até a cirurgia?

      Excluir
    3. Olá, passei um bom tempo sem poder responder aos comentários do BLOG, algum problema de limitação de mensagens, ou sei lá, o caso é que agora fiz uma limpa e estou podendo retornar as respostas.

      Bom, não sei te precisar mas foram alguns anos que permaneci sem problemas, pois achei que era algo sem muita importância, mas quando comecei a ter dormências na região da bacia é que fui buscar solução e constatei a possível causa e ai fui consultar com um médico.

      O problema é que a gente nunca sabe se é algo que mereça atenção maior ou é um simples caso de espinha ou pêlo encravado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  4. Bom dia Rogério ... qual a pomada que vc usou? e vc cobria o buraco com gaze? Pq meu filho foi orientado a cobrir o buraco com gaze e com pomada Dersani...fechando o buraco e enchendo de gaze, está correto assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa recomendação condiz com a forma como me tratei, a pomada foi uma a base de colágeno, não lembro o nome, e sim, o ferimento era preenchido e coberto por gaze, o interno com muita pomada.

      Espero ter ajudado, abraços e melhoras à ele.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rogério. Sua explicação sobre o cisto pilonidal até agora é a que me deixou mais tranquila. Há um mês, quando fiz uma viagem longa de onibus para outro estado, cheguei reclamando de dor e pressão no final da coluna para levantar de algum banco q estivesse sentada. A dor e o inchaço foram ficando intensos e em 1 semana veio uma infecçao bem forte no coccix. O problema é que nao saiu nenhum furunculo. Tive que fazer drenagem do pus, pq o inchaço e a dor estavam insuportaveis. O diagnóstico clinico do médico desanimou bastante, por se tratar sim do cisto que eu nunca ouvi falar.
    Mas vamos lá. A fase agora é procurar um cirurgião pra marcar a cirurgia. Meu medo é em relaçao aos curativos e sobre o tempo de recuperação.
    Quanto tempo afastado do trabalho? Da pra voltar a dirigir em quanto tempo?
    Agradeço e te parabenizo pelo apoio à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marianne, obrigado pela força, fico realmente muito feliz em saber que esta sendo de alguma valia pra outros com o mesmo problema.

      Bom, eu me ausentei do trabalho por 2 meses, no terceiro mês já retornei pois o ferimento já estava quase todo fechado. Com relação à direção foi uma das coisas mais chatas de voltar a fazer pois quando pressionamos os pedais de embreagem ou freio nosso corpo é impulsionado contra o banco bem na região, mas assim, passeios moderados no segundo mês é possível fazer sem problema, porém nada tão intenso, ou como diria meu médico, observa o que teu corpo te diz, pode ser que teu veículo tenha assentos mais confortáveis que viabilizem que voltes a andar mais rápido, mas realmente o movimento entre frenagem e embreagem são os que mais incomodam pela pressão no ferimento.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  7. Ola amigo. Farei essa mesma cirurgia na próxima quarta feira (1/9) e estou muito apreensivo e com um pouco de medo. Rsrs. Mas creio que dará tudo certo. Uma duvida, doia muito na hora de trocar o curativo, já que pelo o que eu li é necessário passar um algodão ou gaze no local pra limpar. Obrigado pelos relatos descritos aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Moisés, não te culpo, as imagens sempre são fortes. Hehehehe

      Com relação à dores durante no curativo temos claramente dois tipos de relatos, no meu caso não sentia absolutamente nada, era como se tivesse passando sobre a pele, sem maiores traumas, porém existem alguns relatos feitos aqui inclusive, de bastante incômodo, e nesses casos temos que pensar em alguns fatores como falta de lubrificação (pomada ou óleo) ou princípio de infecção por contaminação de algum agente infeccioso, são os dois fatores que como leigo sou obrigado a imaginar...

      Portanto, sempre que possível faz a higienização para minimizar chances de contaminação, e sempre que possível usa bastante pomada ou oleo nas trocas do curativo.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço e uma boa recuperação.

      Excluir
    2. Muito obrigado amigo. Espero que no meu caso seja a mesma coisa como foi no seu. Sem dores..rsrsrs. Farei sim como vc recomendou com relação ao uso da pomada ou óleo. Obrigado mais uma vez. Boa noite.

      Excluir
    3. Ok Moisés, espero que seja bastante tranquila tua recuperação e procura sempre manter um diálogo bem aberto com teu médico, ele certamente vai saber conduzir bem o processo.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
    4. Bom dia irmão! Aqui é Moisés. Blz?? Depois de duas idas ao hospital e a cirurgia ter sido desmarcada, graças a Deus me operei ontem. A cirurgia foi tranquila e rapida, durou 40 minutos e eu não vi nada durante o processo, dormi igual um anjo...rs.. Fiquei mais umas 3 a 4hs na enfermaria pois minhas pernas estavam sobre o efeito da anestesia. Mas recebi alta ontem mesmo e ja estou em casa me recuperando. Hj amanheceu sem sangrar e sem dor nenhuma. Creio que a minha recuperação será tranquila. Obrigado mais vez pelo apoio em suas postagens que tem nos ajudado muito.

      Excluir
    5. Olá Moisés, fico muito feliz que tudo tenha corrido bem, agora é aguardar, se deitar, olhar TV, se deitar, caminhar pela casa, se deitar, é só que se há de fazer... Hehehehe

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    6. Hehehe...vdd. A enfermeira acabou de sair daqui, veio trocar o curativo e avaliar o "buraco" rs .. Segundo ela aparenta estar tudo OK. Agora é só ficar em frente à TV, notebook e zap zap. Rs... abraços!

      Excluir
  8. vi sua historia rogerio, e eu vou ter que passar por isso tambem, a cirurgia ainda nao marquei, fui ao medico essa semana (19/09) e eu ja fui sabendo do que se tratava e que querendo eu ou nao, teria que fazer a cirurgia, o medico apenas confirmou tudo oque eu ja esperava, a minha duvida é a seguinte, depois da cirurgia, como ficou o tamanho da cicatriz ? os curativos, tem que ser limpos por dentro da carne ? nao doi nao ? na primeira semana ja apareceu melhora ?

    desculpa pelo tanto de pergunta, mais achei seu blog muito bom e de certa forma acolhedor se tratando desse problema que eu nem sabia que existia assim, e que é mais comum do que se imagina, obrigado pelo conteudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom, a cicatriz fica do tamanho do ferimento, se a recuperação é pelo método do ferimento aberto (sem pontos) ela fica do tamanho do corte e com alguma leve profundidade, pois não volta a ficar na altura que era antes da cirurgia(no meu caso tem uns 6cm por 3 cm mais ou menos).
      Quanto aos curativos, sim tem que ser limpos internamente, com ferimento aberto mesmo, e no meu caso não doeu nada. Suspeito que se a coisa correr bem não deve doer, se alguma sensibilidade aparecer durante o curativo provavelmente algum cuidado está sendo deixado de lado.
      Na primeira semana já apareceu reconstituição da carne claramente, não que fosse grande coisa, a velocidade maior de recuperação é do meio do processo em diante.

      Obrigado pelas palavras, fico feliz que o conteúdo esteja cumprindo o seu papel de auxiliar e alentar pessoas que possam estar passando pelo mesmo problema.

      Muito obrigado mesmo.

      Excluir
    2. eu de certa forma fiquei com muito medo e resistente em fazer a cirurgia, mas o cisto dói muito e isso meio que tem mudado a minha cabeça em relação a cirurgia, eu tinha uma impressão de que pela ferida ficar aberta, na ''carne viva'' os curativos iriam doer demais, por isso perguntei se quando se limpa dentro do ferimento se doía.

      obrigado mais uma vez!!!

      Excluir
  9. Olá irmão! Estou com 15 dias de operado. No meu relatório de alta estava descrito que o curativo deveria ser trocado diariamente, não especificava quantas vezes. Pois bem, fiquei fazendo a troca uma vez ao dia, hj, na revisão o doutor veio me dizer que esse mesmo curativo deveria ser trocado 6 vezes ao dia! E todas as vezes eu teria que fazer um banho de assento com agua morna (agua morna numa bacia, e eu sentar dentro dela) por 15 minutos. Ele ainda me informou que eu poderia usar folhas de aroeira que é um otimo cicatrizante natural. Pois bem, gostaria de saber de vc, se houve alguma recomendação desse tipo com vc, quantas vezes vc trocava por dia os curativos, e se usava algum tipo de banho de assento. E quantos dias levaram para que o local cicatrizasse totalmente. Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida Moisés, de verdade todas essas informações que tiveste da revisão para mim são novidade, meu curativo foi feito durante toda a recuperação uma vez por dia, com lavagem durante o banho com muita água no local, depois do banho lavagem com soro, secagem e muita pomada, além disso só uma cobertura para proteger o local de contaminação e pronto. Nunca fiz qualquer banho de assento. Mas claro esse foi o meu caso.

      Excluir
    2. Ahhhh, minha recuperação completa do ferimento levou entre 70 e 90 dias...

      Excluir
  10. Ah! Esqueci de perguntar mais uma coisa. rsrs.. Hj na revisão o doutor disse que o curativo deveria ser feito de outra maneira diferente do estava sendo feito nesses ultimos 15 dias, a enfermeira estava lavando o local com soro, secando e aplicando a pomada que o medico receitou. Mas hoje ele disse que ela teria que praticamente "lixar" o local toda vez que fosse trocar o curativo, ele fez isso e eu fui no céu e voltei com a dor, voltou a sengar um pouco e ele disse que teria que ser feito assim. Juro que fiquei meio receioso com a forma com que ele fez a tal limpeza. Se eu ja fiz essa pergunta, não lembro...mas lá vai. rs.. Como foi feito os seus curativos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando nossa conversa... Hehehehe Essas informações são novas, pra mim, chegaste a perguntar se havia algum problema, pode ser que ele tenha identificado algum foco de infecção ou algo parecido. Talvez, se estiver com dúvidas, seja interessante buscar uma segunda opinião médica.

      Mas volto a enfatizar, nunca senti qualquer dor, fazia meu curativo uma vez por dia, e era daquele jeito que comentei na resposta anterior.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  11. Olá! Rogério vi que você esclarece dúvidas sobre a cirurgia de cisto pilonidal. Pois bem, passei pela cirurgia no dia 08/10/16 hoje já faz 33 dias de cirurgia tudo está correndo bem mas, na hora de aparar os pêlos como é feita a raspagem, de baixo para cima ou vice-versa? Fiz muitas perguntas a minha Coloproctologista e dessa pergunta eu esqueci...estou com essa dúvida de raspar os pêlos, ou esperar até dia 23 de novembro cujo será o dia de voltar a revisão para perguntar a ela. Poderia me esclarecer? Agradeceria muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, lamento ter demorado tanto em responder mas estive um pouco afastado do Blog, sendo bem direto o sentido não teve muita rigidez em momentos eu aparava no sentido do pêlo, em outros momentos no sentido contrário, sem muito problema à meu ver basta que haja um cuidado com relação a não deixar que pedaços contaminem a ferida.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
  12. Oi. Faz 60 dias amanha que fiz a cirurgia e estou para suspender a pomada. Porem a pele nova esta trincando. Vc passou alguma coisa para essa pele nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na verdade segui com curativos superficiais e pomada até mais de 70 dias, então não sei o que te dizer mesmo sobre esse sintoma.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Excluir
  13. Boa noite.

    Queria saber quais pomadas você usou (se só colagenase ou outra desse tipo) pois eu também queria usar dersani mas vou no médico é claro.
    Gostaria também de saber um pouco de detalhes do seu curativo. Pois estou fazendo conforme o médico pediu mas tem outros tipos e gostaria de trocar está experiência.

    Valeu pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio, não lembro ao certo qual o nome da minha pomada, mas foi uma a base de colágeno. Com relação ao procedimento do curativo eu tinha uma rotina diária que envolvia quase sempre "ir aos pés", tomar banho com muita água no ferimento, e depois eu me submetia ao procedimento de curativo, com a utilização massiva de soro fisiológico, a passagem de muita pomada, a colocação de enchimentos de gaze também envoltos em muita pomada, e por ultimo um gaze com micropore para fazer a cobertura do ferimento, normalmente a pouca aderência deste fazia com que o curativo se desprendesse mas o gaze interno e o excesso de pomada acho que faziam uma segunda proteção.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    2. Obrigado. Mesmo procedimento que já faço. Só mais uma pergunta rs.
      Você lembra quantos dias ou meses viu melhoras significativas?
      Já faz 15 dias da minha cirurgia e a melhora foi quase 0.

      Excluir
    3. Júlio, o inicio do processo foi bem lento, mas depois que engrenou foi bem rápido, te digo que os primeiros 30 dias quase não se nota diferença, mas depois o processo parece que dá um salto...

      Abraços.

      Excluir
    4. Na minha cirurgia, depois de 15 dias fui para a revisão e por incrível que pareça o médico me receitou banhos de assento com água morna e folhas de aroeira. Cara, a cicatrização depois daí foi extremamente rápida. A aroeira é ótima. Hoje já estou de volta ao trabalho. Fiz a cirurgia dia 21 de setembro e voltei ao trabalho no dia 20 de dezembro. Totalmente recuperado.

      Excluir
    5. O processo dos meus curativos eram: tirar o esparadrapo e fazer o banho de assento com a água morna e aroeira, (a fase sai por conta própria do local após molhada) depois ia pra cama onde uma pessoa fazia os curativos com limpeza do local com soro, e depois a pomada (mupiorocina) receitada pelo médico. Fechava o local e pronto. Isso duas vezes ao dia até que passou a ser somente uma vez...E depois sem a pomada.

      Excluir
  14. Olá Rogério, quanto tempo levou até que cicatrizasse totalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora, estive ausente do blog por um longo período.

      Minha cirurgia levou por volta de 5 meses para fechar completamente.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  15. Tranquilo. Infelizmente depois de menos de um ano estou sentindo novamente os sintomas do cisto. Creio que a cirurgia não foi feita de maneira correta pois logo após a cicatrização completa eu já estava sentindo uns incômodos. E agora voltou os sintomas de antes. Voltarei a fazer uma nova consulta e ver o que será feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento por tua situação, alguns relatos indicam o retorno mesmo com cirurgia aberta, ficamos sempre na torcida de que não seja o nosso caso.

      Desejo melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  16. Olá Rogério, tudo bem, só pra tirar uma dúvida com você, após a sua cirurgia, você teve algum problema em relação a dores de cabeça causadas pela raqui?

    Operei nessa terça feira e desde quarta a noite estou sentindo uma dor de cabeça miserável, que só para quando estou deitado em repouso, se fico em pé ela volta com toda a força...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blogueiro, tudo bem. Não tive esse sintoma mas não me é estranho, pois ouvi de uma antiga colega minha que fez a mesma anestesia, mas para parto que depois ficou sofrendo de dores bastante incômodas de cabeça.

      Não sei se há relação mas o fato é que já vi algo parecido em caso diferente.

      Espero ter ajudado, abraços e melhoras.

      Excluir
  17. Olá Rogério! Parabéns por esclarecer as dúvidas das pessoas, confesso que depois que li todos depoimentos me tranquilizei,bom vamos lá!
    - Fiz minha cirurgia de cisto pilonidal no dia 29/08/17 ocorreu tudo bem, fui liberada no dia seguinte sem dores, pois até então o médico disse que utilizou o método fechado ou seja, com pontos, e indicou que eu fizesse o curativo, limpasse os pontos com soro , e colocasse a gase,minha mãe fez esse processo após 10 dias da cirurgia voltei ao médico e o mesmo disse que estava.inflamando e que ia tirar os pontos! É ai que começou meu pesadelo, dores e medos, minha cirurgia está aberta tem buraco em mim e cá estamos com minhas dúvidas.
    - vc entrou na caixa ? Ou o médico te dava os atestados de 15 em 15 dias ?
    - hoje fiz meu 1 curativo no hospital, a enfermeira fez tao bem ,
    Não vi sinais de sangramento (aparentemente) que não achei necessário voltar a noite p trocar.
    - é ideal 2 vx ou vc q determinava de acordo com a necessidade q vc achava?
    - vc tirava o curativo no banho? Tenho muito medo e to pensando em só fazer a higienização no hospital.
    Muitooo Obrigad e desculpa o exc3sso de perguntas.
    Gde Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, penso de se temos oportunidade não devemos perder a oportunidade de ajudar.

      Vamos às respostas, sou servidor público, entrei com licença para tratamento de saúde, então com certa frequência tinha que ir fazer inspeção no INSS da minha cidade, o médico via o tamanho do furo e eu trazia a documentação para renovação dos dias de afastamento de acordo como o recomendado.

      Eu sempre fazia uma vez por dia, depois do banho, sem curativo, para deixar correr bastante água. Como tenho um primo enfermeiro, este ia até minha casa nos finais de tarde dos primeiros 30 dias e refazia o curativo com bastante soro, pomada e gase, depois disso minha esposa começou a fazer.

      QUanto as tuas dúvidas, não te preocupa, sempre que puder ajudar estou a disposição, as vezes meio lento para responder, mas assim que possível dou retorno.

      Desejo melhoras, um abraço.

      Excluir
  18. Olá Rogério! Primeiramente parabenizar pelo seu blog. Bom fiz recentemente a minha cirurgia, faz 1 semana da retirada do cisto , e até então tá sendo bem tranquilo o pós operatório, sem dores, e sem dores nos curativos(alguns incomodo o que é normal por ser 1 ferida aberta) . A diferença do meu caso para o seu , é que eu tenho feito o curativo a cada 2 dias por orientação médica, pois fui receitado com corativo placa de alginato. E não faço o uso de pomadas,diferente do seu caso , no meu a cirurgia foi maior que a sua . Mais eu gostaria de saber se vc foi receitado após a cirurgia a tomar medicação antibiótico e antiinflamatório??? Pois não fui receitado a tais remédio...
    Desde já agradeço , abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, obrigado.

      Quanto aos remédios, sim, tive receita de antinflamatório e antibiótico, mas que tomei por período bem curto, algo em torno de 10 dias creio, tenti parar por finalizar uma cartela no 7º dia porém tive um pouco de dor, então voltei por mais uns 3 dias e ai não tive mais nada. No restante foi só com os curativos mesmo.

      Desejo melhoras, abraços.

      Excluir
  19. Olá pessoal! Sou a Sheila. Estou sofrendo desse mal pela segunda vez, depois de 34 anos. Tenho 47 anos e o primeiro foi aos 13 anos. Ambos grandes, com feridas abertas e muito incomodo e sofrimento. Estou completando agora 30 dias e está começando a fechar realmente. Conheci há 15 dias as enfermeiras especialistas em feridas abertas que mudaram minha vida. Usei e uso vários curativos a base de oleo de girassol e colágeno além de vários produtos de limpeza bastantes eficazes. Outra coisa que ajudou bastante na cicatrização foi o curativo a vácuo, que suga o líquido da ferida e força a cicatrizaçâo. Conselho invista nas enfermeiras e seus tratamentos. O convênio cobre e ninguém diz, nem o médico. Depois conto mais. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, lamento saber que estás passando por reincidência, mas ao mesmo tempo agradeço as novas informações, realmente não tinha conhecimento desse curativo à vácuo, até já houveram comentários sobre o óleo de girassol e seus benefícios, mas o curativo não tinha conhecimento.

      Obrigado pela contribuição.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  20. Olá Rogério boa noite... Então eu fiz a cirurgia dia 20/04 tô com uma semana ....e normal sentir dor quando e feito o curativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, essa dor te acompanha desde a cirurgia ou foi aparecendo? Pela minha experiência eu não tive nada de dores durante os curativos, talvez o surgimento progressivo da dor indique que ou tu está abusando nos movimentos ou o inicio de algum processo infeccioso, mas seria bom trocar uma ideia com teu médico a respeito. Desculpa não poder te ajudar, apenas informar o que aconteceu comigo.

      Abraços.

      Excluir
  21. Olá, Rogério. Você voltou a trabalhar após quanto tempo?

    ResponderExcluir
  22. Oi Rogério, Meu nome é Brenda, dia 12/07 fiz minha quarta cirurgia de cisto pilonidal , tenho 19 anos , desde os 13 anos sofro com isso .Mas onde eu moro quase ninguém sabia sobre o cisto até então pesquisei junto com minha mãe É levei pro pronto socorro a pesquisa(os médicos falavam que era furunculo , então só tiravam o pus É logo voltava a inflamar ) ...
    Eu trabalho na educação infantil,e logo estarei de volta das férias,aí da assim tenho que pedir licença médica pra poder me recuperar melhor ? Ou acha que isso não interfere ?
    Por favor me dê sua opinião.
    Gostei do seu blog , pq onde eu moro quase não conheco ninguém com o mesmo caso, aqui podemos tirar dúvidas e mostra como é o tratamento de cada um e aprendendo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda, lamento pela tua situação. O meu caso, como fiz a cirurgia com recuperação do ferimento aberto (sem fechamento por pontos), precisei me ausentar do trabalho, mais pela questão de higienização e curativos do que por desconforto propriamente. Assim sendo, se o teu caso for o mesmo acredito que realmente um afastamento seja a melhor alternativa, mas a melhor abordagem pode ser acertada com base na opção do médico que fará o procedimento.

      Obrigado pelo incentivo, espero ter auxiliado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  23. Olá Rogério!
    Fiz a cirurgia aberta a 4 meses e ainda sinto desconforto, uma certa dor que queima no fim da lombar quando me esforço ou se tenho um dia muito puxado. O ferimento está completamnte fechado a uns 20 dias.
    Você se recorda de sentir o mesmo ?
    Passa ou vai sentir a vida inteira rs
    Antes da cirurgia antes seu blog me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessikah, que bom que foi útil, fico muito satisfeito.

      De verdade não lembro de ter passado por essa sensação, se tive foi muito pouco. Hoje (já se passaram 4 anos) realmente lembro quase nada de qualquer problema na região, eventualmente sinto um ou outro leve (mas muito leve) desconforto, mas no demais são só os registros no blog. O que posso te dizer é que o primeiro e parte do segundo ano de recuperação ainda são bastante novos e volta e meia surgem dores diferentes a medida que a nova "carne" vai se restabelecendo no local.

      Isso foi o que senti e percebi.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  24. Parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas meu amigo!
    Fiz a cirurgia a 3 dias e fui surpreendido com um turbilhão de dúvidas, onde a maioria esclareci por aqui. Meu médico simplesmente me mandou embora e pediu q lavasse com água e sabão e não se preocupasse com o resto, sem medicamentos ou qualquer outro auxílio! Acho q vou procurar outro profissional pra me esclarecer melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que o blog foi de alguma valia. Realmente a relação médico/paciente deve ser bastante tranquilizadora.

      Desejo melhoras.
      Um forte abraço.

      Excluir
  25. Boa tarde.eu queria saber se o oleo de girassol e bom pra minha cirurgia?eu tava usando colajenase mais vi relato qui o oleo é melhor.quero saber como é usado.tambem preciso faser uma viajem de ônibus sera qui tem algum problemaa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, passei um bom tempo sem poder responder aos comentários do BLOG, algum problema de limitação de mensagens, ou sei lá, o caso é que agora fiz uma limpa e estou podendo retornar as respostas.

      Bom, realmente não tentei essa abordagem, mas penso que tudo que venha para aliviar deve ser considerado.

      Quanto à viagem, eu sempre relembro as palavras do meu médico, respeita o limite do teu organismo, se sele começar a dar sinais de incômodo diminui o ritmo ou o que estiver fazendo.

      Talvez fosse melhor trocar uma ideia com teu médico sobre esses limites.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  26. Boa noite, Rogério
    Quanto tempo do diagnóstico até a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kcyl, passei um bom tempo sem poder responder aos comentários do BLOG, algum problema de limitação de mensagens, ou sei lá, o caso é que agora fiz uma limpa e estou podendo retornar as respostas.

      Bom, foi cerca de menos de um ano, acredito, em meados de setembro a outubro de 2013 foi o diagnóstico, ai foi verificado em que condições estavam minha glicose e colesterol, que auxiliam na recuperação e foi visto que estavam um pouco fora dos parâmetros, aí levei uns dois meses para deixar alinhado durante os primeiros meses de 2014 e ai agendei para agosto de 2014 a cirurgia pois precisava marcar um período que pudesse ficar tranquilo em recuperação. Espero que auxilie.

      Abraços.

      Excluir
  27. Oi eu vou fazer esta cirurgia e estou com muito medo, tenho 17 anos e nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo gostaria de algum acompanhamento com pessoas que já passaram por isso para eu me sentir menos preocupada, pq eu só consigo entrar em desesperobtoda vez que lembro que terei q fazer essa cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda, passei um bom tempo sem poder responder aos comentários do BLOG, algum problema de limitação de mensagens, ou sei lá, o caso é que agora fiz uma limpa e estou podendo retornar as respostas.

      Bom, de maneira alguma há como dar plenas garantias de que o processo é tranquilo, se olhares todos os comentários, podes ver que existem situações que não foram totalmente tranquilas, porém são bem diferentes das situações relatadas na internet de maneira geral, tanto é que decidi fazer tais postagens por que quando eu pesquisei só encontrei mensagens assustadoras, e no meu caso foi absurdamente tranquilo, feio, mas tranquilo.

      Se pudesse te dar uma sugestão que ajude seria: "Fica tranquila." Uma parcela significativa da recuperação é como tu te porta frente a situação, se tu achar que é o fim do mundo certamente vai tender a isso. Se leste todos os relatos muitos dos que contribuíram nos comentários fizeram postagens bastante tranquilas sobre o processo, ou seja, existem casos traumáticos, mas existem inúmeros outros casos tranquilos, então fica tranquila e seguem com essa mesma tranquilidade as orientações do teu médico e tudo tende a correr bem.

      Se precisar conversar podes fazer novas postagens e certamente haverão contribuições favoráveis, não só minhas como outras pessoas que certamente enfrentaram o mesmo problema.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  28. Boa noite, gostaria de saber quanto tempo vc passou com cito até a cirurgia?
    Descobri que tenho a 1mes e secou ficou só um buraquinho, não dói nem nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kcyl, acho que já pude te responder a dúvida um pouco antes, estive com problemas de respostas que não estavam sendo publicadas pelo BLOG.

      Mas acho que agora está tudo ok.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  29. Bom dia Rogério, vlw pelas respostas, tbm em setembro fui diagnosticado com a doença pilonidal e amanhã (segunda feira 14/10/19) já vou ao médico me informar mais um pouco e espero fazer a cirurgia até dezembro .
    Desde de já agradeço pela atenção,após a cirurgia ou não te informo aqui, e obrigado por compartilhar com a gente tirou muitas dúvidas?

    ResponderExcluir
  30. Olá Rogério. Em primeiro luger, PARABÉNS pelo blog! To impressionado como ele traz uma elucidação a quem está em recuperação e tb a aqueles que ainda não operaram. É disparado a melhor publicação sobre o assunto que eu encontrei em minhas pesquisas. Assisti ao filme da sua recuperação e pude perceber que em alguns momentos a ferida ficava mais seca, em outras a borda ficava mais avermelhada, depois voltava ao normal... Isso está acontecendo comigo. Estou no inicio da recuperação (11o dia) e depois de ler alguns comentários, percebo que estou no caminho certo, apesar da quase imperceptível aparência de recuperação. Parabéns e muito obrigado por ajudar tanta gente com informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, desculpa pela demora em responder, obrigado, se foi de ajuda a alguém já estou realmente muito satisfeito. Fico muito agradecido pelas palavras.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  31. Boa tarde!! Fiz esse cirurgia 2 vezes pq voltou e nas das vezes senti mta dor, acredito que pq foi mto fundo, mas hj estou recuperada e não voltou mais.. Só tenho uma dúvida sobre a cicatriz.. no meu caso ficou funda a cicatriz e bem feia.. Uma dúvida: a sua ficou assim tbm? Ou foi feito um enxerto de pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder. No meu caso realmente ficou com uma certa profundidade e em tonalidade diferente do restante da pele, acredito que deva ser um efeito colateral da cirurgia, mas nada que me cause algum problema.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  32. Olá Ingrid, desculpe a demora em responder, lamento muito pelo teu caso e sofrimento, e realmente nunca postei nada com relação ao caso passado ou achei algo semelhante, talvez seja uma sugestão a ser seguida. Mas, o meu caso, ficou uma certa profundidade que não chega a gerar problema com coloração diferente.

    Abraços e melhoras.

    ResponderExcluir