segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cisto Pilonidal

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

 ANTES DE MAIS NADA UM AVISO:

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
 
Este post pode ser muito forte para algumas pessoas mas tem a finalidade acima de tudo de alertar sobre um problema potencial que atinge pessoas que passam muito tempo sentadas na sua rotina diária.

-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

...


Tem certeza que deseja continuar??

...


Penúltimo alerta sobre as imagens que virão.

...


Têm coisas que a gente ignora completamente, e só se dá conta da existências quando se depara de frente para o negócio. Quase uma sensação do "nunca vai acontecer comigo", mas mais por desconhecimento do que por descuido com prevenções.

Comigo foi assim, nunca tinha ouvido falar desse tal de Cisto Pilonidal até me deparar com o desgraçado.

Historicamente falando não é algo novo, diz-se que na segunda guerra mundial tal enfermidade era chamada de "Doença do Jipe" dado a grande incidência de soldados que se acometiam da mesma em função das grandes extensões de área que eram cobertas por tropas em Jipes, em terrenos irregulares que forçava a região do corpo a sucessivos impactos. Ou seja, estamos falando de meados de 1942 e na época o bicho já pegava.

Aqui uma observação, minha avó, nascida em 1930 me comentou que aos 15 anos (1945) extraiu algo semelhante das proximidades da sua coluna e realmente até hoje tem uma cicatriz bem feia nas costas, mas na época ela fez o processo em casa e quem retirou foi a mãe dela (minha falecida bisavó) e segundo ela foi um processo que demorou horrores dado que cada vez que tocavam na ferida tinham que correr atrás dela para busca-la e seguir o procedimento. A brutalidade e os horrores dos tempos antigos.

Mas comigo, apesar de ter alguma relação com o descrito acima não se deu em tempos tão remotos, está se dando agora nas bordas de 2020, quase 80 anos depois mas as origens são as mesmas:
  • Um "defeito" de formação que não é tão incomum quanto se possa pensar;
  • Uma entrada numa faixa etária (passagem pela puberdade que já ficou bem para trás);
  • E uma rotina específica (passar muito tempo sentado) agravada por outra intensa dois anos atrás, quando fiz uma quilometragem considerável de ônibus intermunicipal e onde comecei a perceber algumas dormências.
Em conjunto com esses elementos acima, posso dizer que comigo tudo começou com um considerável tempo de uma "espinha" na base das costas/coluna, mais precisamente na região da bacia que volta e meia estava sujando minhas roupas intimas (cuecas mesmo) com pequenas gotinhas de sangue.

Nunca me preocupei até o momento que comecei a sentir um pequeno inchaço (grão) sob a pela e leves dormências  nessa região dada a pressão que o tal negócio estava começando a fazer na coluna durante os longos tempos sentado.

Trocando uma ideia com a esposa (pois é, não tem contorcionismo que me faça ver por mim mesmo) ela mencionou dois furinhos de onde saíam pêlos e ao mesmo tempo liberavam uma pequena secreção, ai fui para a internet (como disse meu médico: "Pois é, já chegaste com o diagnóstico certinho. Na internet tem tudo hoje em dia...").

Com a pergunta certa no Google ("secreção coxis") lá estava o danado.

Aí comecei a olhar e me assustar do que poderia chegar a acontecer afinal normalmente as notícias que mais se espalham são as piores e lá estão recheadas desse tipo. As cenas lá são fortes "pra mais de metro".

Indo ao médico comentei tudo isso que mencionei até aqui e ele me puxou para a sala de exames onde foi taxativo: "É isso mesmo que tu está pensando, o teu está no estágio médio, tem que operar, em geral a operação é galho fraco questão de 30 minutos a uma hora, entra num dia no hospital sai no outro, anestesia da cintura pra baixo, BUT o problema é a recuperação que leva um tempão pois tem que deixar o ferimento fechar por conta e de dentro para fora, essa técnica reduz a recidiva para em torno de 5% enquanto que se fecharmos posso ter que refazer a cirurgia por conta de uma taxa de recidiva de 40 a 50%.", ou seja, mesmo resolvendo meu problema na técnica mais garantida, ainda assim não é garantia de me livrar do problema em definitivo, mas era importante fazer por conta das consequências que poderiam se agravar e pelo fato que o médico comentou de que é uma porta aberta para infecções. Lá no Google tem fotos de monte sobre isso e suas consequências, inclusive com videos.

Bueno, então vamos "pras cabeças".



...



Tem certeza que deseja continuar??


...



Agora é o último alerta sobre as imagens que virão.


...



Aqui tem uma foto da região acometida do problema:


Logo abaixo o tanto retirado dessa área, um pouco maior que o demonstrado na figura acima e aqui sendo mostrado a parte que ficaria para dentro do corpo humano. Nada bonito o negócio.


Aqui começam as fotos mais pesadas. Abaixo a foto do segundo curativo ainda no hospital logo no segundo dia, quando já estava completamente recobrado da anestesia, que foi um capítulo a parte no episódio. Hehehe. Tal foto foi na saída do banho e por isso a quantidade de líquido/sangue no interior do ferimento, foi recomendação que se deixe correr bastante água no ferimento.


Nesse dia, tal como estimado pelo médico recebi alta e as recomendações de manter o curativo bem feito e preservar o ferimento.

Na foto abaixo o 3º curativo já em casa no também 3º dia onde conforme os relatos na internet davam conta de que o sangramento começava a diminuir e os tecidos começavam a demonstrar sua regeneração e é o que parece estar acontecendo com os tecidos amarelados/esbranquiçados que surgem ao fundo e nas laterais do ferimento.



Na foto abaixo o 4º curativo onde os tecidos aparecem cada vez mais evidentes. Aqui a depilação teve que ser mais ampla pois cada vez de retirava do curativo dava saudades da colo da mamãe. Hehehehehe



Conclusão, numa situação dessas não tem condição muito agradável ou confortável, temos apenas que nos conformar minimizando o problema e depois aguentando as piadinhas... Hehehehe. Como diria aquela política sobre aeroportos, "Se o estupro é inevitável relaxa e goza..." mas é bem isso, "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come". 

Mas acima de tudo, meu intuito nesta postagem é tentar ser mais uma voz um pouco mais alentadora e reportar que inicialmente fiz pesquisas e pesquisas sobre o problema e me preocupou bastante a quantidade de relatos sobre dores insuportáveis ou necessidades de novas cirurgias para correções de técnicas que não deram certo e tal.

Não sei se estou sendo muito precipitado mas até o momento (5º dia) como já disse, não é nada agradável, mas totalmente suportável seguindo as recomendações médicas.


Por outro lado queria, com essa postagem, ajudar a tornar esse problema um pouco mais conhecido a fim de que as pessoas que passem por isso não se sintam tão sozinhas/constrangidas com o problema, afinal, por manter um diálogo aberto sobre o mesmo, antes e depois da minha cirurgia fiquei sabendo de vários casos aqui nas redondezas o que foi me deixando muito mais confortável com a ideia da cirurgia e mais convicto de que muita gente está passando por isso.

Assim sendo, pra quem passar por isso: "Tamo junto mano!".

Obs.: Seguem links que relacionam esta postagem com as demais da série:

Recuperação 30 Dias
Recuperação 70 Dias

27 comentários:

  1. Irmao estou com o mesmo problema, e muito ruim o medo que isso pode virar, quero que me fala a recuperacao foi tranquila, como foi tudo se depois de tudo compensa fazer cirugia ou que pode virar se deixar ja que tu falou com o medico, me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tem casos e casos, o meu caso teve uma fístula (canalzinho) desde o início que manteve um meio de drenagem da inflamação que inviabilizava o inchaço da região e fui atrás de auxílio médico apenas quando o interior estava apresentando um caroço de tal forma que parecia que a coluna estava sendo pressionada e causava algumas dormências na região da bacia após muito tempo sentado no trabalho. Mas vi alguns vídeos na internet de casos que não houve essa fístula e a inflamação não teve por onde sair. Resultado, o tal inchaço absurdo e provavelmente muita dor. Não foi o meu caso. Durante todo o processo procurei tratar da forma mais tranquila possível e acho que isso aliado a quantidade de informação que busquei ajudou a não ter maiores problemas. A cirurgia foi muito tranquila, dormi antes de começar e só acordei depois de terminar sem movimentos da cintura pra baixo que foi voltando com o passar das horas, tudo dentro do esperado. Tem uma outra postagem que fiz aqui que mostra a evolução do pós operatório intitulado "Cisto Pilonidal - A Recuperação com mais de 70 dias". Dá uma conferida ali pois tem mais informações sobre a evolução. Sobre as consequências de deixar quieto uma é essa que eu falei caso não tenha a drenagem da inflamação, outra é que se tiver esse canalzinho de drenagem mesmo assim, segundo informações do médico, segue sendo uma porta aberta para infecções que podem ser mais graves e causar mais danos, com isso optei por tomar providências para resolver. É bastante chato o tempo de recuperação por conta dos cuidados, mas nada realmente dolorido, apenas bastante desconforto. Dá um conferida na outra postagem para ver se não responde melhor essas dúvidas e outras mais que possam surgir, e qualquer coisa pode mandar tuas perguntas, sem dúvida não vou deixar de dar minha visão de paciente da coisa.

      Abraço.

      Excluir
    2. Ahhh, desculpa na verdade foram duas tem uma outra com 30 dias intitulada "Cisto Pilonidal - A Recuperação com 30 dias" também.

      Excluir
  2. amigo voce passou pomado aou algo do tipo , eu estou passando kollagenase , creio que é uma pomada boa e estou me sentindo bem com ela , mas tenho aula daqui a uma semana , vc acha que eu consigo ir , estou com 2 semanas de operado , estou com muito medo pois eu faço faculdade , na unicamp e lá não aceitam muita desculpas sobre faltar em aula , na verdade minhas aulas começam amanha mas eu vou falta pois tenho consulta em ribeirão preto , que onde eu moro , longe de campinas , lá semana que vem vou ter que me virar , pois moro sozinho , vou ter que ficar sentado umas 4 horas por dia , vc acha isso possivel ? estou com muito medo e ngm conseguiu me ajudar ainda , estou ate meio desesperado , pois se reprovar em todas as materias ocorre que eu sou expulso da faculdade .... espero que me ajude , mesmo se eu sentir um pouco de dor eu não ligo muito qnd sentar , muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vinícius, usei uma pomada à base de colágeno sim, não lembro qual era o nome mas lembro que era a base de colágeno. Quanto ao aguentar, acho que tudo depende da tua tolerância e do tamanho do ferimento. Eu com poucos dias já podia me posicionar sentado, porém não por muito tempo, tinha que sempre estar alternando as posições. Se tu achas que não vai haver aceitação de atestados pela universidade talvez seja de considerar ir às aulas e alternar entre permanecer sentado e em pé. Mas acho que vale a pena dar uma conversada com a secretaria e tentar apresentar um atestado para justificar as faltas. Normalmente existem políticas a respeito desses procedimentos.

      Abraços.

      Excluir
  3. Cara, me responde, como vc fez pra cagar? Vou ter que fazer a cirurgia de retirada e to com medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Israel, no meu grau de exigência (neurose) ocupava o vaso sanitário tranquilamente e brevemente, evitava ao máximo contato com o assento e a parte do ferimento e após me lavava com auxílio do chuveirinho para tentar evitar qualquer risco de contaminação, pois de fato a proximidade do ferimento com as nádegas e ânus é bastante grande e não queria facilitar ter qualquer tipo de problema de infecção.

      Outra coisa que eu tentei fazer com algum sucesso foi tentar controlar minhas necessidades com a proximidade do horário do banho para já fazer toda higienização de uma única vez.

      Mas de verdade não há garantias sobre nada, só podemos dificultar potenciais riscos.

      Te desejo felicidades no teu processo.

      Abraços.

      Excluir
  4. Oi, Rogério! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! É um alento...
    A minha experiência é a seguinte:
    Com 22 anos eu tive minha primeira infecçao. Foi horrível, pois eu estava morando fora do Brasil e nunca tinha ouvido falar nessa doença. O local ja tava muito inchado quando fui procurar ajuda médica. Depois de 1 semana tomando antibiótico, ele não desinfeccionou e precisei drenar. Foi a pior dor que eu já senti na vida. Anestesia local, que não serviu pra nada, incisão e drenagem. O corte tinha uns 3cm, mas era fundo. O médico pediu pra colocar gase DENTRO do corte e trocar todo dia, pra facilitar a drenagem do restante de pus. Demorou uns 2 meses pra fechar esse corte, e olha que eu to falando de drenagem... nem foi a cirurgia pra retirada do cisto. Não sei se foi a gravidade do meu caso, ou se foi o método de curativo (de botar gase dentro do corte), mas demorou bastante pra fechar.
    Enfim, fechou, voltei pro Brasil e passei alguns anos sem infecçao. Muitas vezes eu começava a sentir que o temido carocinho ia se formar de novo e tentava dormir de bruços, redobrando os cuidados de higiene. Passava uns 2 dias e o carocinho sumia. Isso aconteceu umas 10 vezes.
    Hoje estou com 27 anos e dessa vez o carocinho não parou de crescer, sendo portanto minha segunda infecçao.
    Procurei um médico e estou no quinto dia de antibiótico. No primeiro dia deu uma boa melhorada, mas depois começou a piorar de novo. Agora a minha cicatriz da primeira drenagem (de 5 anos atrás) tá beeem sensível. Virou tipo uma bolha. Ainda sinto dores pra sentar e fazer outroa movimentos. Amanhã estou indo ao médico novamente e estou achando que vou precisar drenar. Mas dessa vez to mais tranquila, pq esse médico disse que não demora tanto assim pra cicatrizar a drenagem, quanto demorou quando eu estava morando fora. Ele disse que em 1 semana já vai estar fechado.
    Na minha família, algumas pessoas ja tiveram infecçao no cisto, mas ninguém chegou a tirar, e nunca mais tiveram recidivas.
    To com bastante dúvida se vai valer a pena eu retirar o cisto, ficar 3 meses parada (ja to ficando angustiada com 1 semana!), ou se me lanço na sorte. O pior é que quando infecciona... deus do céu... é muito doloroso e incapacitante! Fora a drenagem, que é infernal!
    Enfim, espero tbm ajudar alguém com meu relato. Depois eu posso postar os próximos capítulos dessa novela chata.
    Valeu! E melhoras pra nós que sofremos com essa doença maldita rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, muito obrigado pelo teu relato.

      Realmente eu tinha visto muitos casos quando estava me preparando para a cirurgia, e as que mais predominavam reportavam justamente situações como a tua, ou seja, não havia se formado a tal fístula por onde a secreção saía por conta própria e, consequentemente, acabava formando a inflamação que tu te referes e que precisa dessa drenagem forçada.

      Nesse caso imagino que realmente seja muito doloroso.

      Com relação ao custo/benefício de uma cirurgia, no meu caso te digo que agora em agosto/2016 completo dois anos da cirurgia e estou muito satisfeito, não tive mais problemas de dores ou purgações, ficou apenas uma cicatriz e um pequena sensibilidade no local, mas compreensível dado o fato de que o pedaço de carne que foi retirado me acompanhava a 37 anos e esse novo que se formou só me acompanha a 2 anos, dá para dar um desconto. Hehehe

      Eu te diria que diante do sofrimento do vai e vem de tais inflamações, eu já teria me submetido à cirurgia, mas claro, como sempre digo, "cada um sabe onde lhe apertam os calos e sabe até onde está disposto a aguentar". É um processo bem invasivo e demorado.

      Vai mandando atualizações do teu caso que é um relato de caso um pouco diferente do meu e bom para outros terem informações a respeito.

      Desejo melhoras e tudo de bom.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá Rogerio, poderia me dizer de que cidade você é? Estou em Campinas e não sei quem consultar para o problema, que no meu caso é semelhante ao seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente estou bastante distante, moro na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, mas já vi gente que contatou com procto e gastro.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    2. Olá Rogerio, encontrei a clinica dr. reis que faz o procedimento. Fiz a consulta e o medico me disse que a cirurgia é feita lá mesmo, com anestesia local (nao a da coluna) e os cortes via laser, o que segundo ele, cicatriza mais rápido. Se alguem precisar do link da clinica, segue: http://clinicareisneto.com.br/clinica/

      a dica do alho é minha também.

      Excluir
    3. Olá, ótimo, se puderes mandar alguma informação sobre tua melhoras depois do procedimento agradeço, seria interessante ter outras alternativas para informar aos visitantes.

      Obrigado, abraços e melhoras.

      Excluir
  6. Boa trd vou fazer essa cirurgia dia 19.07.2017. Estou meio com medo. Mais pelo pós operatório pois trabalho oito hrs por dia sentado. E será q irá demorar muito pra mim poder voltar a trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, desculpe pela demora, estive ausente do blog por um bom tempo.

      O processo de recuperação é bastante demorado mesmo, porém nada que seja tão problemático.

      Pela data acredito que já esteja verificando o que digo. Realmente lamento não ter respondido a tempo e espero que estejas tendo uma boa recuperação.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  7. Apenas um comentário que me ajudou muito. Comecei a comer 2 alhos diariamente (cozidos junto ao feijão - nunca frito) e após 2 semanas, o cisto desinflamou e não apareceu mais. Achei otimo o resultado e eu ia fazer a cirurgia em novembro e agora acho que adiarei. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, passei um bom tempo sem poder responder aos comentários do BLOG, algum problema de limitação de mensagens, ou sei lá, o caso é que agora fiz uma limpa e estou podendo retornar as respostas.

      Bom, realmente não tentei essa abordagem, mas se deu certo para ti fico feliz, tudo que venha para aliviar deve ser considerado.

      Mas nunca deixe de dar uma conferida com seu médico.

      Abraços.

      Excluir
  8. Olá,Rogério, nossa obrigada por compartilhar tua experiência conosco, tenho 26 anos, e tive há três semanas dores e infeccionou cisto, descobri o cisto que não fazia ideia do que era, porém já estou bem, pronta para fazer cirurgia, bem só gostaria de saber se doí a recuperação pó operatório, curativos, banho sentar, e se para fechar por completo demora três meses mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidiane, olha, tenho outras duas postagens que relatam sobre a evolução do pós-operatório (com 30 e 70 dias) e está tudo bem detalhado sobre como procedi durante todo o período. Mas assim, eu não tive quaisquer dores, tem alguns poucos relatos de outros pacientes que também passaram pelo mesmo problema, sobre dores e acredito que tenha relação com possíveis complicações, talvez algum descuido na higiene ou mesmo alguma tendência ao organismo a rejeitar algum componente (no meu caso tive uma alergia forte ao esparadrapo), mas tomando os cuidados que eu tomei te garanto que eu não tive dor nenhuma no máximo desconforto forte quando terminou o analgésico.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
  9. Ola Rogério, boa tarde, eu me chamo Michelle, hoje se completa 5 dias da minha cirurgia e eu não paro de pesquisar sobre o pós operatório ao qual eu estava com muito medo e depois dos seus relatos eu me senti mais tranquila. Eu descobri esse cisto aos 17 anos e foi mt dolorido, passei por 3 drenagens horriveis e tinha muito medo da cirurgia. Hoje aos 21 anos fiz a cirurgia a 5 dias atras, sinto desconforto para dormir e ainda não tive coragem de sentar, a minha maior dificuldade esta sendo no momento em que tenho que fazer minhas necessidades, como estou com medo de sentar eu fico em pé e isso tem me dificultado bastante. Hoje eu comecei a usar a pomada Kolagenasse e não vejo a hora de começar a ver melhoras. Eu agradeço por seu relato, me confortou bastante. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, fico feliz em ter ajudado, noto que é um momento de muito receio e fico bastante satisfeito em saber que pude colaborar para diminuir as angústias.

      Se servir de sugestão, o que eu fazia e entendia que me dava um pouco de liberdade, era colocar bastante pomada pois eu acredito que ela criava uma barreira a mais no local ferido e intensificava a higienização, e com isso eu ficava com menos receio em utilizar o vaso sanitário. No fim "QUASE" levei uma vida normal nesse período.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
  10. To a dois dias sem conseguir sentar direito com bastante dor, e quando fui olhar tinha tipo uns pelinhos na qual eu tirei com a pinça. E o furinho ta muito pequeno sem sair nada de dentro. Você acha que vou precisar fazer drenagem ou cirurgia quando for no médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, não sei te dizer com certeza, mas os detalhes descritos são semelhantes. Acho que na verdade a primeira visita ao médico ele te indicará o melhor procedimento. Espero que se resolva da melhor forma.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá gostaria de saber se vc sentia algum desconforto, alguma dozinha,ou como se o seu bumbum tivessem inchado porque tô com dois meses de operada,e ainda sinto esses desconforto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder, sim, o desconforto seguiu por um bom tempo, realmente é uma sensação estranha no local da cirurgia, mas acredito ser compreensível pois depois do procedimento a "carne" teve que se reconstituir integralmente no local, e esta nova "carne" não vai ter a mesma idade de todo o contorno, ou seja, um pequeno transtorno em função da solução apresentada.

      Desejo melhoras.
      Abraços.

      Excluir
  12. Olá! Fiz a cirurgia há 10 dias e seu relato tem ajudado bastante! Tenho uma dúvida, com quantos dias é possível deitar de costas na cama? Eu tenho evitado, mas deitar somente de lado tem causado bastante dores nas costas e pernas.

    ResponderExcluir
  13. Olá, descupe a demora em responder mas não tenho recebido notificações sobre novos comentários postados. Minha experiência pessoal foi de que logo nos primeiros dias já pude deitar sobre o ferimento, apenas coloquei alguns travesseiros sob as costas de tal maneira a diminuir a pressão na região do ferimento. Esse foi meu caso. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir