quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cisto Pilonidal - A Recuperação com 30 dias

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Atenção, caso seja necessário algum comentário não o
faça nesta postagem, já faz algum tempo que quando
eu libero as postagens não tenho mais acesso a elas
para respondê-las, procure interagir pelas outras duas
postagens cujos links estão disponíveis no conteúdo abaixo

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Seguindo a série de informações de "utilidade pública" do ponto de vista do paciente sobre este caso que fui acometido e principalmente com o intuito de ajudar a esclarecer aos temores e dúvidas de pessoas com o mesmo problema (que tem se mostrado serem muitas), segue agora o vídeo que ilustra como o pós operatório está transcorrendo principalmente no que diz respeito a cicatrização do "talho".

Obs.: Apenas reforçando o que comentei na postagem anterior tudo transcorre dentro do normal, sem maiores dores, tirando o fato de que logo que parei de tomar a primeira cartela (10 dias) de diclofenaco sódico a dor veio com relativa intensidade ao dormir sobre o curativo que sempre foi o mais complicado. Acho que o organismo sentiu a falta e precisei estender por mais uns dias o tratamento, mas tive que cuidar do estômago pois comecei a sentir um desconforto com a continuidade dos comprimidos e interrompi depois de mais 5 dias.

Bueno, com relação aos cuidados tem sido banho diário normal com bastante água no local para remoção mais brusca de restos da pomada e algum resquício do curativo (o primeiro banho que foi cruel em função daquela percepção que temos de que qualquer raspado na pele dói que é um horror, mas ao perceber que não dói nada o medo já se foi. no demais é curativo superficial apenas o suficiente para tapar o local, pois segundo o médico a técnica envolve risco calculado apenas temos que tomar cuidado nos instrumentos para manipulação do curativo e local, além disso eu preferi usar algum acolchoado para evitar colisões pois não tem como ficar apenas deitado já que os ossos começam a reclamar. Nos primeiros dias usei fralda infantil sem as laterais de elástico para manter o alcance longitudinal e em função da quantidade de secreção que saía. Depois do fim do primeiro pacote substitui por absorvente feminino que está resolvendo.

Como comentei na postagem anterior, não tem como evitar as chacotas: Hehehehehe
" - Bahhh, voltou a usar fralda???"
" - Hummmmm, usando Modess..."
" - O teu enfermeiro está usando EPI de obreiro em andaime? É perigoso trabalhar na borda de locais profundos..."
" - Nunca pensaste que tua bunda ia ficar tão conhecida, hein?!"
" - Já pensou em cobrar ingresso para teus curativos?"

Bueno, depois de descontrair vamos pras cabeças novamente.

Para não perder o costume, novamente o mesmo alerta da postagem anterior sobre cenas fortes.


-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-





Até a próxima.


Obs.: Seguem links que relacionam esta postagem com as demais da série:

Cisto Pilonidal
Recuperação 70 Dias


-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Obs.: Caros leitores, não consigo responder aos comentários, houve algum tipo de bloqueio pelo conteúdo, mas vou procurar manter todo o material já disponibilizado até o momento. Lamento não poder mais interagir.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x- 

249 comentários:

  1. Olá, RU acabei de fazer minha cirurgia no dia 27/09 e gostaria que se possível você postasse uma foto de como ta sua cicatriz e como ta sua vida se já pode sentar se já pode praticar exercício físico, correr essas coisas, Obg !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio.

      Estou fazendo um compilado de novas fotos e da evolução atual, logo devo colocar alguma coisa no ar.

      Infelizmente o processo é lento e não há muito o que fazer com relação a isso.

      Mas resumidamente, hoje estou com 53 dias de recuperação, o ferimento está menor e menos profundo, acho que posso estimar que está cerca de 50% do que era em todos os ângulos.

      Quanto ao "retorno à vida normal" posso dizer que desde os primeiros dias posso fazer quase tudo que fazia normalmente, só tendo um cuidado mais excessivo com a higiene e tempos de duração das atividades.

      Sentar é possível, desde que te acomodes para que a região não fique pressionada, dá para se apoiar numa perna, noutra ou nas duas, mas dificilmente com as costas apoiadas.

      Sentar em bancos sem encosto é muito melhor que nas cadeiras ou poltronas.

      Segundo recomendações do meu médico posso fazer tudo o que eu quiser, só respeitando os limites do ferimento. Quando der sinal de desconforto dá uma freiada antes que vire dor e assim a coisa vai sendo tolerável.

      E é isso que tenho feito, procuro não me manter muito tempo deitado, de pé ou sentado. Estou sempre alternando, seguindo a vida relativamente normal só que mais lentamente.

      Aos 13 dias fui liberado do diclofenaco potássico, aos 15 fui orientado a fazer curativos mais superficiais o que ajudou bastante na questão do desconforto, aos 30 dias fui liberado para caminhadas de 30 minutos mas que nas poucas tentativas que fiz se mostraram um pouco desconfortáveis no sentido de que parece ter uma ventosa sugando exatamente a região do corte e pesando para baixo (é muito estranha a sensação) e a poucos dias tive uma consulta e o médico me orientou a ficar mais 30 dias de resguardo, o que dificilmente será suficiente para fechar por completo a ferida mas será um estágio com menor necessidade de cuidados.

      Correr, nem tentei ainda, já que está fora da minha rotina... Hehehe

      O único detalhe que ainda está pegando na minha rotina é a questão de direção de veículo. Já fiz alguns testes e ainda é bastante incomodo por ser no ponto de apoio quando precisamos acionar algum pedal, bom, e no caso da moto a vibração é demasiada. Então acho que ai sim está o grande problema em voltar à rotina, a questão de condução de veículos.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ai...

      Excluir
    2. Boa Noite,sou mais uma vítima deste cisto terrível, amigos como sofri diante desta situação, estou a um mês vivendo este desconforto.

      Excluir
    3. Olá Patrícia, sim, relamente é bem incômodo, mas como é o teu caso, tiveste a fístula ou tens a inflamação que precisa de drenagem?

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    4. Olá, eu fiz a retirada do meu cisto a 12 anos atrás.
      Hoje estou passando para dizer como foi depois de tantos anos, pois percebi que ninguém se dispõe a dar um retorno quando tudo ocorre bem. Hoje estou com um outro problema de saúde e percebi que ninguém depois um bom tempo volta para dizer como está, só recorre a internet para lamentações e isso pode desesperar as pessoas.
      Bom, a minha recuperação durou exatamente um mês , com muitos cuidados é claro . Quando retornei ao médico fui elogiada pela cicatrizaçao (minha irmã que cuidou). Uma fato curioso foi que ela limpava com gase e iodo, e depois colocava uma colher de açúcar, isso mesmo...açúcar. Foi indicado pelo médico pois o organismo reagia a esse corpo estranho estimulando a cicatrizaçao. Após colocava uma gase e só.
      Resumindo, 12 anos se passaram e eu não tive mais problema nenhum durante esse tempo.
      Espere ter ajudado !

      Excluir
    5. Olá, importantíssima tua contribuição, pois em alguns casos soube dessa alternativa do açúcar mas ninguém ainda tinha manifestado seu uso.

      Fico feliz pela sua recuperação sem reincidência.

      Obrigado pela colaboração, um abraço.

      Excluir
  2. Boa Noite Rogério,

    Gostaria de saber se com 30 dias de recuperação, você já conseguia sentar? Farei o mesmo procedimento na proxima semana e terei uns 40 dias até o retorno das aulas e fico um pouco preocupado se isso pode me atrasar um pouco. Estou em ano de intercambio e isso seria bem complicado para mim.

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, assim, sentar conseguia desde a primeira semana, o problema é o teu posicionamento com relação ao assento e o tempo de permanência que com o passar do tempo vai ficando maior. O melhor sempre são cadeiras onde tu não tem um apoio lombar e teu peso fica apenas sobre as pernas. Normalmente a posição ideal para se manter é a que os panfletos sobre ergonomia indicam com as costas bem eretas e mas sem apoio lombar, por essa questão do apoio lombar é que poltronas e sofás são os que mais incomodam. Essa foi minha experiência com o caso. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Olá Rogério! Gostei bastante dos seus relatos aqui no blog!

    Em outubro/2014 comecei a sentir dores na região, pensei que era algo da coluna, mas a secreção saiu sozinha e ao consultar a internet confirmei que tenho esse cisto pilonidal..

    Como saiu sozinho fiquei tranquilo, mas pouco mais de um mês depois já senti um incomôdo e vi que estava voltando.. Imediatamente troquei a cadeira que passo horas sentado e resolveu bem nesses últimos 5 meses... Mas agora no início de abril voltou de vez e pelo jeito não vou conseguir adiar essa cirurgia por muito mais tempo..

    O meu problema é o mesmo do comentário do Luciano, vou tentar fazer essa cirurgia nas férias do meio do ano.. Será que eu consigo fazer esta cirurgia lá pelo final de junho ou início de julho, ou não pode esperar muito? (a dor dá para ir controlando com alguns comprimidos de nimesulida hehe)..

    O curativo você fazia apenas uma vez ao dia? Será que eu consigo fazer sozinho?

    Obrigado pela informações, Rogério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo, obrigado pelo incentivo.

      Com relação a confirmação sugiro uma consulta ao médico pois este poderá dar plena certeza sobre o caso. Eu consultei a internet antes também e apesar de ter certeza é bom ter a opinião de um profissional.

      Essa purgação que tu comenta eu consegui levar por um bom tempo, sempre fazendo uma pressão e retirando excessos quando possível e isso me deu um tempo. Porém em dado momento comecei a sentir dormências da região da bacia que começaram a me dar indicativos de que a coisa poderia estar piorando e foi quando busquei a solução definitiva.

      Com relação à dor vai muito da tolerância, de verdade eu não saberia o que te dizer, o meu caso eu não tive dores intensas, apenas os tais incômodos que relatei até o auge, com a dormência.

      Quanto aos curativos fazia uma vez ao dia sim, inicialmente foi um primo e cunhado que fizeram pois tem formação e estudos na área da saúde (um é enfermeiro e outro estuda medicina), mas com o passar do tempo os dois ficaram impossibilitados de continuar e minha esposa assumiu a bronca com revisões a cada 15 dias no médico. Ou seja, não é nada complicado, mas exige um pouco de sangue frio pois o negócio é feio.

      Eu utilizei bastante pomada no ferimento pois vi alguns vídeos da internet onde a gase grudava e o sofrimento do cara ficava absurdo.

      Qualquer dúvida estamos ai.

      Excluir
    2. Olá Rogério! Sou eu de novo hehe.. Depois de um pouco de trabalho, farei a minha cirurgia amanhã.. Desde eu escrevi o comentário acima (abril/2015) o cisto não inflamou mais, mas justo essa semana o cisto está começando a inflamar, espero não ter que adiar a cirurgia por conta disso. Será pode dar algum problema? Que azar...

      Excluir
    3. Olá Ivo, bem vindo...

      Acho que não haverá problema algum, mas o médico pode te dizer melhor diante do quadro.

      Mas como demorei um pouco para responder, provavelmente já tiveste uma resposta mais especializada e já fostes "para a faca". Hehehe

      Espero que estejas bem. Manda notícias.
      Tudo de bom.

      Excluir
    4. Sim, operei ontem mesmo e voltei hoje. Já estou me revirando aqui na cama. Nem vi como ficou o buraco ainda, nos próximos 10 dias irei ao hospital para fazer o curativo. Espero estar livre disso agora, para mim ficar no hospital é uma das piores sensações. Obrigado pelas orientações, Rogério!

      Excluir
    5. Olá Ivo, boas novas então.

      Esses primeiros dias na cama são bem desconfortáveis mesmo.

      Desejo melhoras.

      Abraço.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. Ivo, desculpe, por engano excluí seu comentário, estou reinserindo aqui para não ficar sem retorno:

      "Hoje é que fui ver como está o corte que fizeram, pois o curativo que faço no hospital caiu, aí tive que fazer em casa mesmo. Os enfermeiros falaram que estava pequeno, mas levei um susto quando vi hehe... Até hoje, quase duas semana depois, acho que ainda sai bastante secreção que o curativo até enxarca. Quanto tempo demorou para parar ou diminuir essa secreção em você? Essa é a parte que mais me incomoda.."

      Ivo, as primeiras visões do ferimento são realmente complicadas, mas depois te acostumas. Com relação à secreção, eu de verdade não sei o quanto ela demorou pois eu tinha o ferimento sempre bem enxarcado de pomada o que me dificultava identificar o que seria pomada e o que seria secreção, mas assim, a tonalidade escura que indicava algum sangramento segui por quase toda a recuperação, então creio que a secreção saia junto com a pomada durante todo o tempo também.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    8. Olá Rogério! Estou aqui novamente, mas desta vez para agradecer a atenção que você dá aos usuários do seu blog e para anunciar o final dessa história. Ontem, 13/04/2016, a cicatrização terminou e finalmente fechou o corte, com exatamente 70 dias após operado. Nas últimas duas semanas a cicatrização avançou a uma velocidade impressionante, até fiquei surpreso. Não senti dor em momento algum e fiz todos os curativos no hospital a cada 2 dias, após as duas primeiras semanas. Hoje mesmo já tenho uma consulta marcado com o médico.

      Deixei o meu relato completo no fórum da OuterSpace, link: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/cisto-pilonidal-a-doen%C3%A7a-mais-tensa-da-face-da-terra-cuidado-com-o-seu-cofrinho.145967/page-15#post-13459407

      E mais uma vez obrigado, Rogério!

      Excluir
    9. Opa, boas novas então, beleza Ivo.

      Que bom que terminou a cruzada, parece que o tempo médio de conclusão gira em torno dos 70 e poucos dias, também foi meu caso.

      Eu, em agosto próximo, completo dois anos da cirurgia e tenho apenas leves desconfortos, por exemplo, quando me posiciono atirado no sofá sobre o local mas temos que dar um desconto afinal a carne que saiu me acompanhava a mais de 35 anos e a nova tem apenas 2. Dá para dar um tempo para ela se adaptar.

      Dei uma conferida na tua postagem, ótima e bem detalhada, a quem ler este Blog também recomendo essa leitura.

      Obrigado.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Olá! Gostaria de saber se você utilizou algum tipo de curativo "Seasorb" em fita ou apenas pomada. Minha irmã utiliza a pomada, mas como o buraco esta fechando, esta com dificuldades para tirar o excesso que fica e a cada curativo é um sofrimento.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, o procedimento que eu executava todos os dias era o seguinte, banho com bastante agua no ferimento e um sabonete amarelo antibactericida de farmácia (durante o banho eu lavava bem as mãos e não tinha muito receio de lavar o interior do corte com esse sabonete), após isso, um primo enfermeiro com luvas fazia o curativo com muito soro fisiológico no ferimento e retirada deste com gase que retirava algum excesso de pomada que ainda não tivesse saido no banho com bastante sutileza para não irritar as paredes internas do ferimento. Depois o corte era todo untado com pomada a base de colágeno e era colocado um gase no interior saturado de pomada para que o fechamento do corte fosse o mais uniforme possível. Por ultimo sobre esse papinha de pomada e gase era colocado um gase seco e fixado com micropore (não tenta utilizar muito esparadrapo pois a alergia que dá pelo uso em excesso é insuportável, coça muito), bom isso foi como eu fiz. Confesso que dor eu não tive além de uns primeiros dias mas foi mais por falta de adaptação aos novos cuidados e não imagino o que estejam passando. Desejo melhoras e boa sorte.

      Excluir
  5. Tô operada há 10 dias sinto muita dor quando vou fazer os curativos, minha mãe que faz e ela disse que o buraco ta enorme! O médico não receitou nenhuma pomada. Tô sofrendo muito! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, sugiro que converses com teu médico a respeito pois a pomada foi muito importante para o meu tratamento, com certeza a ausencia desta causaria muitos problemas. O meu ferimento ficou com cerca de 6 cm de comprimento, 2,5 de largura e uns 2 cm de profundidade, realmente são ferimentos bem grandes. Sinto muito pela tua dor mas volto a reforçar que provoques o assunto com teu médico, no meu caso a cada curativo o ferimento era "untado" com a pomada e ainda assim deixada uma gase com pomada no interior e só era retirado com banho e sabonete antibactericida dos amarelos de farmácia (não lembro o nome). Mas só ele para te dizer se tens algum cuidado diferente que tenha que ser tomado. Hoje já faz um ano e alguns meses de minha cirurgia e ainda sinto alguns incomodos dependendo de como me posiciono em algumas poltronas. Ou seja, é algo bem demorado.Te desejo melhoras e sorte.

      Excluir
  6. Oii Rogério Cresseri... Meu nome é Camila, ah três anos fiz essa cirurgia tbm, fiz todo esse procedimento tbm só que ao invés de passar a pomada o médico me receitou a usar açúcar... Hj depois de 3 anos e alguns meses no local da minha cirurgia bem perto do ossinho da coluna onde foi mais profundo voltou a abrir... Gostaria de saber qual seria o nome da pomada que vc usou no decorrer da sua recuperação?? E se ajudou mesmo na cicatrização da sua cirurgia??? Me ajude por favor ando desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, olá, não sei se ajudou pois não sei como seria sem o uso dela, o que posso dizer é que não tive problemas com o uso. E os curativos foram muitíssimo menos traumáticos que alguns vídeos que vi na internet de pessoas desesperadas quando retiravam os curativos velhos para refazer novos. Digamos que numa escala de 1 a 10 sendo 10 o mais dolorido posso dizer que meus curativos foram 1.

      Não consigo lembrar o nome mas vou verificar se acho a receita em casa.

      Com relação ao tempo de cicatrização do meu ferimento, em agosto completei 1 ano e considerando que o pedaço de carne que foi retirado de mim me acompanhava desde meu nascimento (37 anos) e este novo está comigo a apenas 1 ano acho que o desconforto que eventualmente sinto é parte do processo de recuperação.

      Lamento pelo teu problema.

      Um abraço.

      Excluir
  7. Fiz está cirurgia a 10 dias e não estou sentindo dores nenhuma, estou fazendo curativos diários, faço a limpeza com Protosan, é uma solução para limpeza de feridas, e em seguida encho o buraco com pumada " Sulfadiazina de prata ou Colagenase" e feixo com gase. Até então está tudo OK, o emfemeiro que está fazendo os curativos disse que tenho que fazer esse processo durante um 50 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, fico feliz em saber de sua boa experiência, e foi mais ou menos por esse período que tive que fazer meus curativos também.

      Tudo de bom.

      Excluir
  8. Oi me chamo João Vítor fiz essa cirurgia e nos 3/primeiros dias não doía mais depois e uma dor insuportável paracetamol dipirona não adiantou em nada aí passei para dolamim flex depois para o tramol o mais forte o seu doía muito quantos meses demora pra curar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Vitor, sinto muito pelo teu problema, realmente não tive dores tão intensas tanto que analgésicos só temei nas duas primerias semanas, as dores que tive foram relativas a problemas de postura por me deitar muito tempo sobre o curativo quando este estava muito volumoso era bastante desconfortável, ou ao me sentar de maneira desfavorável ao ferimento, ai chegava a doer mas era administrável.

      Para fechar completamente levou cerca de 4 meses e pouco a 5 meses.

      Estás usando alguma pomada durante os curativos?
      Que tipo de dores sentes?
      Podes descrever melhor essas dores?

      Melhoras...

      Excluir
  9. Olá hj faz 29 dias da minha cirurgia na segunda semana o meu médico teve que trocar os antibióticos pq começou a inflamar e eu sentia dores,terríveis, hj ja terminei de tomar os remédios q por sinal eram muito fortes faço acompanhamento com o médico dia sim dia não alternando com curativos em casa o buraco ficou muito grande acho q por isso da um pouco d trabalho ne, ainda sinto dores principalmente a noite q repuxa e onde foi dada a anestesia tbm doi pq foi necessário 3 anestesia pq nao pegava a anestesia entao machucou o nervo da coluna o que colabora com as dores tbm mais estou fime ainda ha um caminho longo pela frente mais a vitória é certa né, boa sorte a todos e quanto antes retirar o cisto e melhor pois sera menor o sofrimento e cada organismo reage d um jeito tbm uns nao sentem tantas dores ja outros como eu q fui premiada rsrs sentem mais dores , mais passa !!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Lu@, o tamanho do ferimento é algo assustador mesmo e quanto maior mais fácil de alguma impureza acabar entrando e causando alguma infecção, no meu caso, quando verifiquei que a agua do banho não doía procurei fazer muito uso dela estendendo os banhos com muita agua no ferimento em conjunto com o sabonete que vendem em farmácias que é antibactericida, por falar nisso acho que não mencionei em nenhuma das postagens que fiz muito uso desse sabonete. Talvez por conta desse reforço eu não tenha tido problema algum com infecções.

      Outra coisa que procurei fazer sempre foi não me manter na cama, pensava que ambientes escuros e quentes (como os debaixo das cobertas) facilitaria proliferação de microorganismos.

      Mas realmente lamento saber da tua situação, no meu caso, antes da anestesia na coluna eu já tinha apagado por conta de um remédio que foi injetado na veia. Então não sei ao certo se deu trabalho me anestesiar ou não.

      Quanto ao repuxo tu está usando alguma pomada durante os curativos?

      Bom, mas melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá! Fiz a cirurgia dia 30/11 e não sinto muita dor, apenas para fazer os curativos (que doem demais por causa da pressão pra Secar). Achei estranho que o médico só me deu neosaldina e nimesulida para tomar, nenhum antibiótico, isso é normal? Apenas a pomada possui antibiótico e colagenase. O que você fazia ou tomava para amenizar a dor na troca de curativos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nattalie, talvez a dor seja causada por pouca pomada, eu gastei tubos e tubos de pomada durante o tratamento e sempre mantinha uma gase no interior do ferimento empapada de pomada e também isso facilitava muito a retirada dos curativos, além do gase de cobertura com o tal micropore. Quanto a remédios eu tomei quase nada. Lembro de ter permanecido com um para dor por pouco mais de uma semana após a cirurgia.

      Mas voltando às dores do curativo, o que eu fiz foi não poupar pomada e para mim deu certo.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá Rogério, Boa noite!
    Dia 27 de novembro fiz a minha cirurgia de cisto pilosidade e foi muito melhor do que eu esperava. Aos 10 anos tive minha primeira inflamação depois de aos 20 anos tive outra inflamarão e nessa precisei ir para a emergência drenar. Depois dos 20 passei a ter crises constantemente e isso era muito ruim. A última crise mais forte foi em dezembro de 2013, estava com viagem marcada e tive que reprogramar toda minha vida. Depois de me consultar com 3 especialistas resolvi operar, afinal vivia com esse maldito cisto há 21 anos, tô com 31 agora. Sai do centro cirúrgico e não senti nenhuma dor, no mesmo dia já sentava e fazia tudo, assim como nós dias que se seguiram. Minha mãe fez meus curativos até eu fazer a revisão com o médico nessa terça. O médico disse que estava tudo bem, perguntou se eu senti dor e por incrível que possa parecer nunca sentir pós cirurgia. Me sinto muito previlégiada por isso, depois de ver os seu relato e das outras pessoas. Fiquei feliz com o seu post e com o comentário das outras pessoas, principalnente por essa troca de informação. Ao contrário dos relatos acima, meu médico não me passou ne numa pomada, mandou eu usar rifocina que eu estou usando desde o primeiro curativo quando sai do hospital. Obrigada pela mais uma vez pelo post! Me sentia a única pessoa do mundo a ter esse bendito cisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna...

      Na época vi muitos vídeos na internet sobre essa drenagem forçada e realmente me parece uma situação bastante dolorosa, lamento que tenhas passado por isso. Eu fico muito grato de não ter passado pelo mesmo pois no meu caso houve a tal "fístula" por onde ficava constantemente saindo inflamação (na minha inocência eram espinhas que ficavam saindo no local), ou seja, nunca tive as dores que nesses videos e no teu caso devem ter ocorrido, mas por outro lado tive o pêlo crescendo até o ponto de eu começar a sentir dormências na região da bacia que me deixou um pouco assustado e que me fez procurar o médico.

      Quanto às postagens, de verdade não esperava a repercusão que está tendo e fico imensamente feliz de saber que está servindo de algum alento para pessoas que passam pelo mesmo problema.

      Quando fiz a minha cirurgia via muita declaração sobre experiências ruins e poucas sobre boas e isso, apesar de não me abalar, me deixava um pouco inseguro sobre o processo e que no final tende a ser mais prejudicial para a melhora. Outro detalhe é que depois que fiz a cirurgia (e que não fazia nenhum segredo) fiquei sabendo que muitas outras pessoas próximas já tinham passado por coisa semelhante mas que não compartilhavam tratado o assunto com certa discrição, o que reforça o teu comentário sobre "sentir-se só"

      Inclusive (para que nos sintamos melhor) fiquei sabendo da minha avó (hoje com 84 anos) que ela com seus 13 a 15 anos (lá por 1943 ou 45) teve o mesmo (ela descreveu com certa riqueza de detalhes o negócio retirado que dão um pouco de veracidade ao fato) e foi tirado em casa com visita de médico à domicílio, segundo ela com pouco recurso e praticamente na faca. Segundo ela cada fuçada que davam tinham que correr pelo pátio da casa em que viviam atrás dela para seguir o processo, são as brutalidades dos tempos antigos.

      VIVA AOS TEMPOS ATUAIS!!!!

      Abraços.

      Excluir
  12. Ola ... Descobri o cisto depois de 3 anos, sempre senti dores, mas pensei que era na coluna pois sempre sentei errado! Agora doeu de vez e senti um nódulo, fui diagnosticada com o cisto pilonidal! A dor só aumentava e o cisto também mas nunca saiu nada nem parecia que iria sair ... Senti febre até que não aguentei e fui no cirurgião! Não quis fazer cirurgia pois não podia ficar afastada do trabalho por muito tempo... Daí meu médico optou por fazer drenagem e curetagem pois dificilmente o cisto voltaria! A ferida ta aberta e feia ... Porém não tanto quanto vemos em imagens na net! Estou tomando nimesulida e outro antibiótico ... Ele não passou pomada, preciso que isso cicatrize o mais rápido possível! Quero voltar as minhas atividades ....trabalho, malhar .. Por esse método meu médico disse que me recuperou entre 15 a 20 dias e é o método usado no hospital Sírio ... Para pacientes que não querem cirurgia de forma alguma! O que me diz??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de verdade não conheço essa técnica, mas te digo o seguinte, confia no teu médico pois parte do tratamento vem da tranquilidade da confiança. Acredito que a recuperação deva ser rápida mesmo se for um corte menor, mas tem que trabalhar com a possibilidade de futuramente ter reincidências e que na técnica que fui submetido tende a ser muito baixa.

      Mas se tu tem pressa pela recuperação tem que trabalhar com essas possibilidades.

      Abraços.

      Excluir
  13. Boa noite meu nome é Bruno Weberty, desde a cirurgia não usei pomada e reparei que não ta cicatrizando, só cicatriza com a pomada ou ela ajuda a cicatriza mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, olá, até onde sei o principal elemento da pomada é colágeno que auxilia na formação de tecidos, ou seja, pode ser que ela acelere em muito o processo, mas não tenho certeza, eu usei muito e não me arrependo, mas troca uma idéia com teu médico e vê a orientação dele, pode ser que teu caso tenha alguma particularidade.

      Abraços.

      Excluir
  14. Bom dia
    Fiz a cirurgia 30/11 à 7 dias
    Estou tomando dois tipos de remédios que é o Cellexina e o Buprovil
    E fazendo curativos cedo e atarde,
    Com soro fisiologico com outro líquido vermelho e 2 pomadas que é a Kollagenase e a sulfato de neomicina bacitracina zincica e as gases e fecho com a fita microporosa.
    Não cinto dor nehuma,eu sento ,dirijo,
    não aguento ficar quieto,só não ando mas por que a pomada com o calor ela derrete e faza a fita e mancha bermuda, parece que estou mesntruado.
    Minha família dizendo que eu tem que ficar quieto de repouso de brusso e de lado,
    mas quem aguenta,
    Fala se eu ficar andando,passeando de carro vai demorar mas para cicatrizar.
    Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  15. Bill, quanto ao tratamento, tirando o detalhe dos nomes serem diferentes, os procedimentos e quantidades de remédios parecem ser as mesmas.

    Vou te dizer o que eu fiz e o que o médico me disse, "tu pode fazer tudo o que fazia antes, só respeita os limites do teu corpo...", se pequenas dores começavam a aparecer eu entendia como sinal para mudar, ou posição de deitado, ou posição de como estava sentado, ou dar uma freiada nos movimentos... Sinais sutis sempre vinham e com muita frequencia, então vida normal, só que a continuidade das coisas é que fica afetada.

    A meu ver acho que o fato de tu "te sentir normal" só ajuda na melhora, e eu ouvia muito: "Sossega...", "Tu está muito agitado...", "Olha o tamanho desse ferimento, te acalma", mas acho que ficar paradão só iria me deprimir com a condição e poderia ser pior. Mas claro, isso foi meu caso mas parece ser o teu.

    Abraço e melhoras.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, bom meu nome é Valéria, e como todos do comentários estou com um cisto pilonidal,segunda feira já vou no especialista e fazer logo a cirurgia, pois tive a 1 vez e pensei que fosse um furúnculo e só espremia a secreção, mas ele retornou agora bem maior e pior, queria saber se na cirurgia a gente dorme ou sente alguma dor no momento da retirada, to com muito medo de fazer, eu olhei várias coisas horripilantes na web, mas aqui no teu blog eu to até mais calma e pelos comentários vi que não sou só eu no mundo que tenho isso , me explica melhor como foi no momento da cirurgia, VC sentiu dor ,geralmente e geral ou local ?
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Valéria, bom dia, pelo que tu fala, o teu caso é bem semelhante ao meu, o cisto com a fistula para secreção e isso nos coloca em vantagem sobre outros casos bem mais dolorosos onde não há local de saida da inflamação e ai sim a dor deve ser muito forte.

    Sobre a cirurgia posso te dizer que foi algo muito tranquilo, fui hospitalizado por volta das 10:30 ou 11:00 da manhã já com algumas recomendações sobre jejum da noite anterior e higienização com um sabonete anti bactericida de farmácia; no quarto tomei alguns medicamentos e já fiquei deitado com o avental hospitalar aquele; fui preparado com a tal borboleta na veia para facilitar a injeção de medicamentos; após o meio dia fui levado para o centro cirurgico e se dirigiu a mim um rapaz me informando que ele seria o anestesista e me esclarecendo como seria a anestesia, na coluna e anestesiando da cintura pra baixo, e que provavelmente eu não dormiria durante a cirurgia, pois por ser de bruços seria interessante e recomendável que eu não dormisse. Só que ele estava falando e me posicionando já de lado para a anestesia e veio uma enfermeira e injetou um calmante na borboleta. Como resultado sequer vi a anestesia na coluna, simplesmente fechei os olhos e quando abri novamente estava na sala de recuperação com a sensação de que não tinha passado pelo procedimento ainda, só percebi que de fato já estava em recuperação quando movimentei meu braço sob corbertas pesadas e notei que na cintura para baixo não sentia o contato. Logo em seguida veio uma enfermeira que me falou que eu tinha que esperar e que tudo tinha corrido bem, que eu precisava ficar ali até o efeito da anestesia passar e eu começar a movimentar as pernas. Foi ai que eu comecei a tentar mexer as parnas e pés para tentar acelerar o processo e as 19:00 estava voltando para o quarto já bem.

    Ou seja, temos que ter consciência de que é um processo demorado e que tem que levar seu tempo, é algo bastante feio (principalmente para quem vai fazer o curativo ;) ) mas não é nada que não seja tolerável, o resto é procurar descansar e ficar tranquilo para facilitar a recuperação.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, realizei a cirurgia de retirada do cisto há 1 semana. Na primeira semana não sentia dor nenhuma, mas a partir dessa semana estou sentindo dores insuportáveis pra realizar os curativos e passar pomada, e um dolorido suportável durante o restante do dia. Passei em consulta com meu médico hoje e ele disse que é normal essa dor já que o tecido tá regenerando e a sensibilidade voltando.
    O que gostaria de saber é se nas primeiras semanas houve sangramento ? Já tive dois até agora, e isso me preocupa um pouco.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, bom dia, minha experiência foi de que tive receitados analgésicos para a primeira semana (exatos 07 dias) e quando terminei tive inicios de dores que contornei com nova cartela de remédios e que não precisei tomar por outros 07 dias (já estavam começando a incomodar o estômago). Lamento pela tua situação.

      Com relação à sangramentos meu caso se limitou a curativos sujos de coloração avermelhada escura e nada mais que isso. Nada que vazasse do ferimento e não fosse absorvido pela gase.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  19. Olá Rogerio, o meu nome é Thamyres, e estou sofrendo com esse cisto pilonidal há 11 dias.... nunca tive isso e no oitavo dia com mt dor começou a sair pus, estou todo esse tempo sem ficar sentada. Fui no medico hj e ele disse q tenho q fazer a cirurgia, mas q nao estava na hora. Vc teve q esperar pra fazer a cirurgia tbm? Ou será q é pq tá infeccionado? Ele colocou um dreno em mim e passou cefalexina e nimesulida. Enfim, estou mt triste e preocupada pq minhas aulas da faculdade começam no final de fevereiro e nao sei como vou fazer. Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamyres, pelo teu relato temos uma diferença eu estava constantemente sem pus pois todo saía pelos furinhos que eu tinha, e isso facilitou que eu decidisse quando fazer a cirurgia, penso que talvez seja esse o motivo de tu ter que esperar, pois por outra situação que tive com inflamação a percebi que a anestesia ficava prejudicada. Penso como leigo que talvez seja esse o elemento que afete a tua cirurgia. Pela minha progressão eu, no teu lugar, daria prioridade para fazer logo e ter esses quase dois meses de recuperação para se for o caso faltar alguns dias no início do período letivo, mas realmente é bem complicado conciliar.

      Abraços e te desejo melhoras.

      Excluir
  20. Oii
    Fiz essa cirurgia no dia 17/12/2015
    Eu nunca vê coisa mais ruim na minha vida to sofrendo como uma condenada dor pra caraba não durmo não min cento eita sofrimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, lamento muito tua situação, espero que tenhas melhoras na evolução.

      Podes nos dar detalhes sobre como foi o diagnóstico, o que tu sentias e o que te foi dito pelo médico, e andamento da cirurgia?

      Abraços.

      Excluir
  21. Oi to de volta.
    Hoje faz 2 semanas qui estou operada do cisto pilonidal.
    Fazia 4 anos qui eu sofria com isso quando começava a dor eu ir para os farmacêutico eles passava um remédio eu tomava e passava mais desta vez foi diferente por mais qui eu tomava remédio a dor aumentava não teve jeito tive q ir ao médico chegue lá ele min examinou e falou q eu estava com esse cisto ele olhou p min e falou minha filha tem q ópera quazer Caio da cadeira.
    Mais fique com tanto medo mais a dor era mais não tive demora Olga p o doutor disse doutor quando você poder min ópera ele disse amanhã então fale até amanhã então no outro dia foi pra o hospital passe a noite toda pesquisando sobre isso já fui sabendo de tudo kkkk.
    Então chegou a hora fui p dala de cirurgia demorou ins 20 minutos já estava operada passei a noite no hospital no outro dia fui embora vim pra casa não cinta nada passe meus primeiros dias não estava com dor não minha mãe quira min trazer p casa dela mais eu não quiz fique em casa os curativo quem fazia era eu mais eu estava fazendo tudo errado eu só estava limpando de lado ver só q doida eu depois no 3 dia começou a dor tanto q não estava suportando fui fazer a revisão o doutor olho passou uns remédios par dor e fui pra casa mande chama minha mãe quando eu min deita q ela viu o tamanho do buraco quase q ela cai de costa ela falou pucha pra casa agora quem vai cuida de tua agoro é eu buchinha não tive opção ela fez o curativo lavando com soro limpando a ferida por dentro fazendo oq era cento e eu fazendo tudo errado acho q as dores foi por conta q eu n estava fazendo as coisas certa mais agora estou bem ela faz 3 vez por dia curativo kkkk.
    To com 2 semanas aq deitada sem poder fazer nada mais estou bem.
    Discupada elas falta de pontuação é q o jeito q estou deitada não ajuda muito não.
    Eu só queria q esse buraco feche lo longo pq n aguento mais fica só deitad .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, sinto muito pelos teus transtornos, mas de fato os cuidados tem que ser bem intensos, no meu caso mais específicamente eu fazia o curativo 1 vez por dia, mas dessa forma que tu relatou, em todo o ferimento inclusive o interior. Talvez tenha relação mesmo o fato de tu não ter conseguido fazer sozinha os curativos e algum princípio de infecção ter aumentado a sensibilidade.

      Mas agora a tua velha tomou as rédeas, deve ficar mais fácil de curar.

      Hehehehe

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    2. Kkkkkkk verdade a velha min pega três vez por dia.
      Graças a deus já estou sen dor e to min recuperando aos poucos.
      Será qui vou poder anda de moto depois de 3 meses
      Trabalho o dia todo centada será também q vou poder volta minhas rotinas daqui a três mês.
      Minha academia kkk.

      Obrigada abraços

      Excluir
    3. Oi Viviane, dificil de dizer, cada organismo é um diferente, então tudo vai depender de como tu te recupera.

      Eu voltei a andar de moto aos 4 meses e bem ocasioalmente, e quanto ao sentar desde o início eu já sentava normalmente em qualquer cadeira porém tomando sempre o cuidado de não apoiar a região da cirurgia. Mas como te disse, penso que cada organismos seja único e vai depender muito da tua recurepação.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    4. Obrigada por tudo.
      👏😇😍

      Excluir
  22. Oi Rogério, fiz minha cirurgia de retirada do cisto dia 01/12/2015. Com o decorrer dos dias, vejo resultados, em especial a partir da 3° semana. O meu curativo é realizado com soro fisiológico e dersani, com cobertura de gaze. E tive uma surpresa de aparecer uma hipergranulação dos tecidos e tive que usar nitrato de prata em bastão por três dias, o qual tornou a ser doloroso, mas passado esse período, a cicatrização está sendo positiva. Estou contente, pois está mais perto que longe. Tenho uma quantidade boa de registros para poder fazer a comparação.
    Ótimo blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, fico feliz por mais este relato de tranquilidade numa cirurgia tão traumática como essa.

      Agradeço teu comentário sobre essa necessidade extra de cuidados, certamente vai ajudar às dúvidas de outros com os mesmos problemas.

      Deixa eu te perguntar algo, essa granulação foi interna ao ferimento ou na pele? Pois eu tive uma grande irritação mas foi por conta do esparadrapo que usei em excesso, quando troquei para o tal do micropore resolveu, mas no meu caso foi na pele.

      Obrigado mais uma vez e desejo melhoras.

      Abraços.

      Excluir
    2. Rogério, minha hipergranulação foi na parte interna da ferida, mas a minha pele também ficou irritada com o uso constante de micropore! Estou na reta final, com 63 dias de pós operatório! Mas ainda não consigo realizar tarefas rotineiras sem algum tipo de consequências como, sangramento, dor, desconforto. Mas td discreto e totalmente suportável. Doida p voltar a academia, mas com medo ainda! Agradeço sua atenção!
      Abraço!

      Excluir
    3. Olá Milena, fico feliz em saber que está correndo tudo bem, mesmo com alguns pequenos percalços.

      Bom quanto à academia, se não te importares gostaria que tu compartilhasses informações, pois sendo um pouco sedentário (e o cara de pau não tem nem vergonha de falar, hehehe) não tenho esse tipo de experiência e não saberia contribuir com informações do tipo. Só tenho a dizer a respeito que hoje fazem 17 meses da minha cirurgia e ainda tenho alguma sensibilidade quanto à sustentar o corpo sobre o ferimento (movimento tipo abdominal), se puderes contribuir com tuas experiências posteriormente te agradeço.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  23. Bom dia, meu nome é Cristiane e fiz a cirurgia pra retirada do pilonodal dia 28 de Dezembro, dando assim.hj 25 de agonias rsrsrs.
    Pra ser sincera comecei a sentir algumas dores de dois dias pra cá, antes eram só incômodos mais nada preocupante, n sei se as dores que sinto hoje tem coorrelação com o fato de ter tentado varrer a casa por esses dias, pq desde ai que as dores começaram.
    Meu médico sempre me.diz pra ficar de repouso, mas n consigo ficar quieta, com 3 dias de cirurgia eu já sentava e ele me deu uma baita bronca, porém aos quinse dias ele liberou sentar e deitar sobre o curativo, e com o era de se esperar sentar eu consigo porém deitar sobre o ferimento n consigo de forma nenhuma,tem dias que chego a chorar de dor nas pernas por ficar sempre deitada de lado, e mesmo oscilando os lados as dores tem sido inevitáveis.
    Não estou fazendo uso contínuo de analgésicos tomo apenas em caso de dor, pois meu médico me receitou algenac para os primeiros 5 dias depois recomendou usar aspirina (dipirona) em caso de dor.
    Nos primeiros dias tipo primeira semana meu curativos foram feitos sem nenhuma pomada,mas logo o médico mandou comprar kolagenase ou uruxol pra colocar dentro da fenda ou buraco como prefiro chamar.(putz pense numa pomada cara, quando terminar isso tudo vou abrir falência rsrsrs), mas se ajudar a fechar ta velendo.
    Bem como falei no início hj sinto dores e ainda sangro com facilidade de chegar e gotejar no chão, fico assustada porém n corro pro médico costumo seguir o cronograma das consultas, e sempre que vou o médico diz que está indo bem ..
    O que gostaria de saber é se com vc também foi assim? vc teria alguma indicação tipo do que vc fez pra se aliviar um pouco, pq do médico só ouço que devo repousa e repousa já estou ficando é maluca de tanto repouso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, como paciente concordo contigo que ficar de repouso é algo bastante difícil, pois as posturas com o tempo acabam ficando muito desconfortáveis. O lance de ficar de lado aos poucos vai deixando as pernas e bacia com desconfortos que se forem ignorados imagino que devam ser insuportáveis, eu não deixava chegar a esse ponto e dava jeito de levantar, fazer pequenas caminhadas pela casa, me sentar em assentos variados. Acabavam sendo alentadores.

      Com relação às dores e tuas atividades não sei se teriam relação direta, pois eu fazia muitos movimentos e não tive situação semelhante, mas de acordo com a insistência do teu médico sobre repouso e pelo teu relato de sangramento penso que possam ser por causa do teu organismo que talvez tenha uma quantidade de vasos sanguíneos mais elevada (se isso for possível), talvez tu tenhas uma constância de pressão mais elevada que favoreçam o sangramento, talvez teu corte tenha sido maior (são várias variáveis), e ai justificaria o pedido de repouso dele, mas são meras suposições sem fundamentação científica alguma, e de mero paciente. Hehehe

      Uma série de relatos sobre dores que vejo na internet parecem estar relacionados à sangramentos, e automaticamente penso em coagulação do sangue e endurecimento deste no interior do ferimento que possam causar tais dores não só no ferimento quanto ao refazer curativos, e ai vejo a importância complementar da pomada em não deixar criar tecidos rígidos no interior do ferimento, mas novamente são meras suposições de leigo baseado no que vivi.

      Quanto ao preço da pomada, realmente, pela quantidade que vai se torna caro. Acho que essa acabou sendo a dor mais significativa no meu processo de recuperação, a do bolso. Hehehe

      Desejo melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  24. Cristiane, me chamo Milena, sou mais uma contemplada do cisto, sou enfermeira e estou com 60 dias de pós operatório. Digo com certeza, que o repouso é essencial para sua recuperação. Faça uso de travesseiros, na região do joelho, na região da lateral do glúteos, nas costas, alinhe seu sua cabeça, numa altura que que fique confortável. Faça momentos de caminhada leve, marque um tempo. Coloque compressa fria. Esses sangramentos são avisos do seu corpo, dizendo que está ultrapassando o limite! Eu não tive gasto com pomada, só usei AGE. Hj faço meu curativo sozinha. Consegui deitar sob a ferida com 50 dias, mas aonda é dolorido, até hj. E acredito que ainda tenho um longo caminho.Sempre Bato fotos pare analisar sua evolução! Trabalhe sua cabeça. Pois a caminhada é longa e nada agradável.

    ResponderExcluir
  25. Oiiii
    To de volta quero disse q hoje estou bem to com 45 dias de operada e estou ótima graça a deus.
    Gente o segundo dessa cirurgia e a higienização eu fazia 3 vez por dia e. Hj ainda fasso 2 vez o médico ficou muito surpreso com a sincretização do meu buraco ele min deu 3 mês para fecha de vez. Ainda to com 45 dias e já faço tudo na minha casa no começo eu estava muito emqueta pq eu pensei q iria passa 3 mês numa cama mais n foi bem assim min suprende comigo mesma.
    É como eu disse pessoal quanto mais higiene teve será melhor tente procura uma pessoa q foça fazer em sua casa ir ou hospital não da certo n VC só vai uma vez por dia e acaba ser machucando com a viagem até lá. E sua recuperação vai demora demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, fico feliz com tua recuperação.

      Melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  26. MEU FILHO FEZ A CRURGIA DE CISTO PILONIDAL AH 12 DIAS , ESTAVA ENORME JA TINHA 8 ORIFICIO E O CIRURGIAO OPTOU POR FECHAR A CICATRIZ. SO QUE ATE HOJE NAO DESINFLAMOU E ESTA SAINDO UMA SECREÇÃO AMARELA. ELE NAO TOMOU ANTIBIOTICO. SERA POR ISSO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... bom tomei a liberdade de escrever, pois a minha cirurgia também foi fechada e assim como seu filho meu cirurgião não passou antibiótico de priori e também tive secreção amarela.
      Eu senti dores moderadas e tive sangramento, porém conversei com o médico e disse que era normal.

      Bom.. mas como eu abri um ponto em retorno à consulta ele me receitou um antibiótico e quanto a secreção é bom ver mesmo, no meu caso ele disse que é uma secreção normal.. disse o nome, porém não lembro.

      Bom.. espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Olá...

      É difícil dizer pois não tenho conhecimento da área. Minhas experiências relatadas aqui foram do ponto de vista do paciente, mas se fosse meu caso eu entraria em contato com o médico com mais frequencia para saber da evolução, se está correta, pois de verdade secreção amarela não me inspiraria confiança.

      Talvez seja resquício do que houve, talvez seja produção de algo que persiste, talvez seja motivo de preocupação, talvez não, só o médico poderá dizer com mais clareza.

      Além do que, é procedimento diferente do que eu vivi (cirurgia com fechamento do ferimento), por isso lamento não ter informações mais claras sobre isso.

      Desejo melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Eu fiz essa cirurgia também há uma semana atrás, até agora ta indo tudo bem graças Deus, estou fazendo curativos em 3 em 3 dias em casa com uma equipe de infermeiras do hospital onde eu operei.
    Estou usando um tipo de uma placa q é conduzido dentro da ferida e essa placa acaba virando um tipo de gelatina muito boa não sinto dor e parece que já ta dando resultado. Meu cisto tinha 2cm não é muito grande mais quando eu descubri q estava com cisto pilonidal ele tinha 0,5cm, demorei 3 anos pra criar coragem para fazer a cirurgia.
    Bom uma coisa eu digo aqui, quanto mais rápido agente q tem cisto pilonidal tirar é melhor não deixa piorar as coisas a cirurgia é tranquila, a recuperação q é demorada de 2 á 4 meses .
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, boa noite

    Meu nome é Amanda e hoje completam 13 dias de cirurgia. Porém, a minha cirurgia foi fechada e infelizmente eu acabei abrindo um ponto, mas ainda não houve grandes transtornos apenas que agora preciso introduzir uma pomada no buraco aberto.

    Tive dores moderadas e tomava remédios e ficava bem. Acho que o maior desconforto foi com as dores no corpo por causa de posição, principalmente na hora de dormir.

    O meu receio é em quanto à condução de veículos. O seu médico deu alguma restrição quanto a isso?

    Pois terei que voltar ao trabalho em 2 dias e vou ter que ir dirigindo.

    Agradeço à ajuda e desejo boa sorte a todos que tiverem que passar pelo mesmo procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, realmente não saberia compartilhar infomações a respeito pois o meu procedimento foi com a técnica do ferimento aberto cicatrizando de dentro pra fora. Mas o que era reiteradamente dito pelo médico era que eu respeitasse os limites do meu corpo, se algumas dores começassem a aparecer era hora de fazer algo, ou mudar de posição, ou de me movimentar e quanto a direção era o mesmo. Ou seja, desde que as dores não surjam em decorrência e se agravem por causa da condução de veículos então não tinha problema, mas confesso que conduçãod e veículos foi uma das ultimas coisas que eu consegui fazer plenamente por conta da pressão exercida sobre a parte lombar quando pressionamos os pedais seja para pressionar o freio ou a embreagem.

      Boa sorte e melhoras.

      Excluir
    2. rogerio minha filha fez cirurgia fax trinta dias e surgiu uma alergia em volta do buraco uma grosseira vermelha ja usei td tp d pomada o medico passou desonida e drenisom disse que e assadura nao sei o que faco pra melhorar isso

      Excluir
    3. Olá, desculpa a demora estiva alguns dias sem acesso à internet. Não sei se seria o mesmo meu caso, mas compartilho o que aconteceu comigo. Nos primeiros dias tive uma irritação muito forte que era do esparadrapo e das trocas frequentes deste. Quando mudei para o micropore que é menos agressivo a coisa mudou da agua para o vinho, mas teve o contratempo de que tinha que ficar mais quieto por conta de não ter uma fixação tão efetiva. Não sei se seria o mesmo caso.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  30. Olá, eu ainda não fiz a cirurgia fiz a drenagem porque enflamou o cisto , mais o médico que fez a drenagem fez um corte enorme e bem profundo já são 3 meses e ainda não tá cicatrizado por completo falta pouco mais sinto dores no local depois que eu magoei quando fui me sentar em um banco , fui em um médico e ele falou que por o corte que o outro médico fez foi MT grande a possibilidade que eu não precise fazer a cirurgia , estou usando refocina agora no final , você acha que é bom ? Já agradeço se me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não conheço a medicação e não sei a finalidade específica dela, mas no meu caso foi um conjunto de higienização com soro fisiológico, e uma pomada a base de colágeno. Basicamente isso durante todo o tratamento.

      Desejo melhoras.

      Excluir
  31. Olá, descobri o cisto a algum tempo, há algum risco se eu retardar a cirurgia? Pois não posso me afastar do serviço agora. E quando o nódulo aumenta e com dores, uso a pomada trok-g que ajuda bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, penso que tudo dependa de como teu cisto esteja evoluindo, no meu caso e com as fístulas consegui levar por um bom tempo (alguns anos), mas como o médico me falou durante a consulta no fim do percurso: "É uma porta aberta para infecções." e mesmo depois da consulta ainda consegui levar quase um ano mais para fazer a cirurgia. Tive que colocar em dia um excesso de glicose e colesterol que estavam desregulados.

      Então, se tu conseguir fazer a drenagem das inflamações com certeza vai conseguir levar ele e seus sintomas por mais tempo, porém caso não consiga ai a coisa complica. Te aconselho dar uma conversada com um médico, mas já te adianto que tens um agravante que eu não tive, nunca tive dores mas dormências no final do processo, e o aumento do nódulo não sei se te referes a inflamação ou ao cisto propriamente dito (que consegues sentir em formato granular precionando a pele contra ele). Eu estava sempre drenando a inflamação, mesmo que involuntariamente.

      Esse foi meu caso, mas uma conversadinha com teu médico pode te dar uma luz mais precisa sobre estimativa de tempo.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  32. Olá, meu nome é Bruna.

    Também estou com este cisto =(, já drenei duas vezes e já vazou sozinho duas vezes também. Vou operar dia 07/03, estou morrendo de medo. Acho que estou mais preocupada com a anestesia raqui, do que a cirurgia rs, estou preocupada de demorar pra voltar os movimentos da perna =( e claro, estou preocupada com a recuperação também... São quantos dias mais ou menos afastado?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Com relação à anestesia no meu caso foi tranquila, pois antes de aplicarem na coluna e enquanto o anestesista se apresentava, aplicaram um medicamento intravenoso que me apagou e nem vi a raqui.

      O retorno já te adianto que é demorado mesmo, no meu caso levei em torno de 4 horas e foi muito estranho quando acordei e não sabia se o processo já tinha ocorrido ou não. Mas logo ficou claro que já tinha acontecido por que tentei me movimentar um pouco e já senti a falta de resposta do corpo, mas é algo que passa batido se tu for preparada para um tempo longo sem ansiedade. ;) Fica a dica.

      Quanto a recuperação toma os devidos cuidados com higiene e tenha paciência, leva tempo mesmo, fiquei afastado por cerca de 3 meses.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  33. Bom dia rogerio, antes de mais nada parabens pela iniciativa do blog que tem sanado a duvida de muitas pessoas..entao...fiz minha cirurgia tmb, posso considerar um buraco razoavel visto que meu caso o cisto correku um oouco pra lateral da nadega..quanto a recuperaçao meu medico receitou aoenas açucar e gaze????? Fiquei bem preocupado com isso tomo remedio apenas para dor e anti inflamatorio. Hj fazem 4 dias que fiz o procedimebto. Porem sim sinto algumas dores mas nada insuportavel..hj começou coçar o que acredito ser um bom sinal..todos os curativos q faço tiro fotos para acompanhar a evoluçao..hj notei qye ficou mais vermelho em uma determinada regiao do ferimento que ja estava esbranquiçado..aconteceu algo semelhante com vc tmb??

    ResponderExcluir
  34. Olá, obrigado pelo elogio, fico feliz em saber que está sendo de alguma valia para pessoas com o mesmo problema, muito obrigado mesmo.

    Tenho a impressão que o caminho que o corte sofre é fruto do espaço que a inflamação cria no nosso corpo, mas pura especulação de leigo.

    Cheguei a ver alguns casos onde era sugerido o uso de açúcar e de fato não foram poucos, mas no meu caso não houve essa indicação, apenas a pomada com colágeno.

    Com elação a coceira, verifica se não é alergia ao curativo, eu passei por coisa semelhante na parte externa e começou sutilmente depois ficou uma coceira insuportável, acabei trocando o esparadrapo pelo tal de micropore que tem uma cola mais superficial e frágil mas que não agrediu tanto a pele.

    O legal das fotos é ver com o passar do tempo o organismo se regenerando, e é fantástico como o organismo é algo impressionante.

    Quanto ao esbranquiçado, aconteceu algo parecido sim, a minha impressão é que o correto é que fique vermelho por que deve ser o indicativo de que começam a se estabelecer vasos sanguíneos na região, então, acredito que esteja dentro da normalidade, mas dá aquela velha consultada com teu médico por via das dúvidas, foi parecido mas não quer dizer que seja o mesmo caso. ;)

    Qualquer coisa estamos ai.

    Desejo melhoras, tudo de bom e manda notícias para alento de outros com mesmo problema.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Ola Rigeria,gostaria de saber de e comum apos a cirurgia, dps de uns 15 dias,em cima da ferida ficar tipo uma gosma,meu cisto foi um pouco a baixo do seu ! me ajuda,obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Olá Vitor, se a gosma que tu fala é uma secreção amarelada e com tonalidade avermelhada parece ser a mesma que eu tive durante grande parte do processo e é uma mistura de fluídos do corpo com a pomada, e envolve a recuperação. No meu caso foi assim e constante durante quase 2 meses. Mas dá uma confirmada com teu médico por via das dúvidas. É sempre mas tranquilizador ouvir o especialista.

    Se tiveres um retorno sobre isso, favor avisar para termos mais informações a respeito.

    Abraços e melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa secreção tem um cheiro forte, pois a minha tem apareceu após uns 20 dias de cirurgia aberta uso a pomada colagenase (acho q esse é o nome), por favor poderia me responder? Quanto ao local nao aperece inflamado e esta com cor vermelha normal...

      Excluir
    2. Olá, não sei te responder se é tão forte assim, mas é um odor mistura do cheiro da pomada do fluído do corpo e mais a questão da umidade/calor da região, então sim, tem um cheiro típico. Se tu não tem maiores desconfortos talvez seja normal, mas, na dúvida, sempre bom falar com o médico.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  37. Oi bom dia Rogério.
    Tou no terceiro dia da operação.
    O médico não passou nd, nem pomada. Tou fazendo os curativos usando o soro para lava a região do buraco,uso tnb o sabão de Coco pra lavar a área. No entanto n senti Nem um tipo de dor ainda. Passo o dia inborcado ou deitado de lado. e aí Rogério acha q tou fazendo a dieta certa? Ou precisa da pomada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, essa é uma perguntinha complicada, pois cada caso é um caso e quem melhor pode te responder é o teu médico. Eu, particularmente, acho que diante de alguns vídeos que vi na internet sobre curativos e onde os pedaços de gaze grudavam no ferimento e aí sim os pacientes sofriam bastante para remover, a pomada auxiliaria, mas opinião de paciente leigo. Acho que se não está tendo qualquer tipo de problema segue as orientações do teu médico numa boa, eu, de verdade, só questionaria caso algo estivesse incomodando mesmo. Se está indo tudo bem não vejo por que não seguir as orientações dele.

      Qualquer coisa avisa ai.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  38. Olá meu Nome é Giovana e eu fiz a cirurgia no dia 23/03 é meu médico optou por dar pontos para a cicatrização ser mais rápida porém eu sinto muita dor mesmo com os medicamentos e gostaria de saber se é normal.
    E muitas pessoas falam q tenho q ficar de repouso deitada para cicatrizar mais rápido (pelo fato de não ficar movimentando a reagirão) outros dizem q devo me movimentar, mas com a dor e meio complicado, então eu gostaria de saber como foi essa fase da recuperação, é normal sentir muitas dores pontadas e repuxões ? E como vcs se mantiveram nos primeiros 15 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, penso (como leigo) que as dores podem ser em decorrência da própria técnica (com pontos), eu não saberia te dizer nada a respeito pois na técnica utilizada comigo não senti maiores dores mesmo em todo o processo, mas convido que outros que tenham passado por essa técnica do ferimento fechado que compartilhem suas informações a respeito. Talvez o fato de ter tecido puxado pelos pontos cause um maior desconforto mesmo. Desculpa não ter maiores informações a respeito.

      Eu te sugiro trocares uma ideia com o médico sobre esse desconforto todo.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  39. Ola Bom Dia!!!

    Me chamo Bruno tenho 26 anos um mês atrás passei por essa cirurgia também, hj eu estou me recuperando acho q tudo esta indo bem não cinto dor, consigo me sentar normalmente só falta a ferida cicatrizar mesmo.
    Espero voltar ativa logo, pq não é fácil ficar atoa meu cisto tinha 3cm o buraco ficou muito fundo mas hj esta bem raso quase nem sai aquela secreção da pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigado pela contribuição, certamente é mais um depoimento alentador para os que estão com problemas semelhantes ao que passamos.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  40. Me chamo Vanderlei no último dia 29 de Março fiz a cirurgia do custo pilomidal a enfermeira do hospital falou pra mim fazer os curativos com um tal de curativo de Prata para a cicratrizacao mais rápida.
    Não vejo a hoRa de voltar ativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderlei, acho que já ouvi algo sobre ferimentos e uso do tal de nitrato de prata, mas de verdade não sei bem como funciona.

      A ansiedade para que termine é uma das piores coisas mesmo.

      Obrigado pelo depoimento, abraços e melhoras.

      Excluir
  41. Olá, meu nome é Arthur e fiz essa cirurgia no dia 31/03.
    O meu cisto chegou a inflamar 2 vezes, com diferenças de 6 meses de um pra outro e adiei a cirurgia por 1 ano, pois não podia perder o curso.. Mas enfim, a cirurgia foi igual a sua, tomei uma coisa no braço e acordei na recuperação haha
    Passei a noite no hospital e tive um sangramento horrível, e então fui liberado na manhã seguinte.. Mas o meu corte ficou grandinho, e mt fundo.. Médico disse que maia um pouco chegava no osso kkkk estou a 6 dias operado, com mta dor nas costas por ficar só deitado, pois dói muito pra andar.. Deve ser por conta da cicatrização, a dor é semelhante a do cisto inflamado.. Mas ainda é cedo pra preocupação.
    Quanto ao curativo eu tenho uma dúvida, eu to passando essa pomada e colocando 3 gazes enroladas dentro, pois sai muita secreção ainda, e usando abaorvente pós- operatório.. E eu fumo.... Então n sei oq esperar, vou ver o médico só dia 19.. E durante o banho eu não lavo o local, tomo banho com o curativo, e depois lavo com soro e tudo mais.. Nos primeiros dias nao doia nada, mas apos 4 dias comecou a doer sim, nada insuportável, mas deitar em cima do ferimento é impossível kkkk n tem nenhum problema né? Deitar em cima.. E ficar sentado mt tempo causa vazamento de secreção e um pouco de sangue, mas acho que é normal..


    Boa sorte a todos que estão passando por isso kkkk é um mal necessário!! Abrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, bom dia, realmente, pelo teu relato vejo tres diferenças do meu caso, no resto está sendo tudo muito parecido. A primeira diferença é relativa ao fumo, e te digo por algumas outras experiências que paciente fumante tem alguns contratempos com os medicamentos, não sei se é regra mas presenciei alguns casos de parentes que me fazem pensar dessa forma. A segunda diferença é que, desde o hospital, meu processo de curativo envolvia retirar todo o curativo velho e fazer a lavagem abundante durante o banho, eu deixava muita agua correr das costas pelo ferimento, ao sair do banho já ia refazer o novo curativo.
      E a terceira diferença diz respeito ao fato de que eu tomei um analgésico durante os primeiros 10 dias da cirurgia, (7 + 3 dias) e parei por que começou a me incomodar o estomago, mas já tinha feito o serviço de no período inicial não incomodar.

      Sobre o absorvente, eu utilizava fraldas de recem nascido sem as bordas elasticas para cobrir o ferimento e pelos primeiros períodos resolveu bem até em termos de proteção pois é bem acolchoada.

      Essa posição de deitar sobre o ferimento realmente é a que mais pega mesmo e tem hora que a gente não sabe mais como se acomodar. Hehehe

      Bueno, desejo melhoras e tudo de bom.

      Abraços.

      Excluir
  42. Oi Rogério.
    Como você tem tirado dúvidas de todo mundo.. vim tirar a minha.
    Sexta passada fiz.8 dias de operada.. logo.hoje fazem 11 dias.
    Meu buraco está enorme e lá no fundo tem uma região amarelo da, que parece muito com gordura, de todo mundo que já fez o de ninguém ficou assim. Quem faz meu curativo é meu esposo e ele disse que limpando conseguiu tirar um pouco porém dói muito.. Quando você fazia seu curativo o que vc utilizada? Como a região é muito profunda o dedo dele torna-se grosso demais e ao tocar nas bordas dói muito, você sabe se pode limpar com cotonete ou existe algo específico fino que ajude na hora de limpar?
    Qual pomada vc usava kolagenase? Com ou sem antibiótico? Obg pela ajuda desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia, tranquilo, minha intensão justamente é passar o máximo da minha experiência pessoal a fim de tranquilizar outros que passem pelo mesmo problema.

      Não sei se chegaste a olhar os vídeos atrelados às estas postagens, creio que a região amarelada que tu falas é uma parte que eu também tive e que antecedia a criação de carne, não sei se é uma boa retirar, sugiro que converses mais detalhadamente com o teu médico, talvez esteja ai o motivo da tua dor o fato de estar tirando uma parte que é do processo de recuperação. Mas claro, volto a reforçar, dá uma conferida com teu médico. No meu caso não tirei nada e a parte que ficou mais amarela escura e depois acabou morrendo foi um pedaço de carne sem circulação que depois foi retirado em consulta com meu médico, de maneira totalmente indolor. O que eu fiz e deu certo foi fazer a limpeza abundante durante o banho deixando bastante água correr pelo ferimento, fazer a limpeza abundante com soro durante os curativos após o banho e deixar o que tiver que tirar para o médico durante as consultas se for o caso.

      Com relação aos medicamentos utilizei uma pomada a base de colágeno que não lembro o nome, mas deve ser semelhante à Kolagenase, em abundância e depois bastante gase também ensopada de pomada e um gase com micropore por cima de todo o curativo.

      Com relação ao uso de instrumentos, comigo era feito uma buchinha do próprio gase e ela era utilizada para chegar aos cantos mais estreitos do ferimento, nada rígido ou pontiagudo.

      Resumindo o procedimento era:
      Bastante água durante o banho, com sabonete antibactericida de farmácia, e depois bastante soro com a secagem de gase, ao final uma buchinha de gase com pomada para "untar" o ferimento e ao final duas gases ensopadas de pomada. Para concluir mais duas gases de cobertura com Micropore para fixar.

      Ahhh, nos primeiros 14 ou 20 dias por medo de infecção eu gastei algumas fraldas de recém nascido, recortando a parte dos elásticos (perninhas) e usando sobre todo o curativo, já dava uma espécie de acolchoada no local e me serviu muito bem.

      Nesse período de muita secreção evita sujar as roupas com sangue e fluídos do corpo ou da pomada.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  43. Obrigada pela rápida resposta. Realmente vou ao medico mas me senti a vontade de saber se teve algo parecido. Não consegui ver os vídeos pois abro o seu Blogger através de celular mas tentarei. O que está me incomodando muito é o esparadrapo pos ofende minha pele por demais é uma dor sempre pra tirar. Essa parte amarelada que me referi algumas pessoas falaram que era gordura outras falaram que fosse sujeira por isso forcei. Não acho necessário a utilização de fralda pois o gasto é muito e tbm não tenho tanta secreção assim.
    Fico muito desconfortável pq dói MT minhas pernas de ficar na msm posição junto com a minha coluna. Vou tentar ver seus vídeos. Obg pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, bom saber que ajudei em algo, com relação ao esparadrapo, sofri muito e a troca do esparadrapo pelo micropore ajudou enormemente. Só que a fixação fica prejudicada pois ele não tem um poder muito forte de fixação, mas nada muito problemático.

      Não se constranja em fazer contato, boa sorte, tanto à paciente quanto ao "enfermeiro", pois não é brincadeira mexer com isso. :D

      E melhoras.

      Excluir
  44. Vou fazer minha cirurgia amanhã , e estou com muito medo. Será que vou conseguir andar ou irei ter dificuldade para me locomover. E meu curativo precisa ser feito por uma técnico de enfermagem ou pode ser alguém da família que tenha coragem de fazer.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no meu caso tive mobilidade normal desde o dia seguinte à cirurgia, somente tomando alguns cuidados, mas nada fora do comum.

      Sobre o curativo de verdade, acredito que qualquer um com coragem e um pouco de cuidado pode fazer, eu me senti mais tranquilo em contatar um enfermeiro para fazer os primeiros curativos nas primeiras semanas, depois disso foi minha esposa mesmo quem seguiu fazendo.

      Espero ter ajudado.

      Lembre-se tranquilidade acima de tudo.

      Que tenhas um bom processo.

      Abraços.

      Excluir
  45. Vou operar na segunda gostaria de saber se consigo me recuperar em até 15 dias pra trabalhar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, pela minha experiência e alguns casos que tenho tomado conhecimento acho pouco provável pela condição de ter que tomar cuidado com o ferimento. Mas tem que ver o tamanho e tempo de recuperação do teu caso. No meu caso levou mais de 70 dias para fechar e eu levei cerca de 60 dias para voltar ao trabalho.

      Desculpa não ter tão boas notícias.

      Desejo um bom procedimento e melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  46. Cida meu filho operou dia 4 de abril ficou um buraco enorme não sabia o que fazer mas através deste blog tud ficou mais fácil segui a risco as orientações do médico e do. Blog lavava o ferimento com sabonete bactericida e soro enchia o buraco de pomada colagenase neomicina hoje com um mês o buraco está quase fechado muito. Obg pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, obrigado pelas palavras, fico muito feliz de ter sido de alguma ajuda.

      Desejo melhoras e tudo de bom.

      Excluir
  47. OBRIGADO ROGERIO ,GOSTARIA DE SABER QUANTAS VEZES VOCÊ TROCAVA O CURATIVO POR DIA E QUANTO MAIS O MENOS VOCÊ GASTOU NO SEU TRATAMENTO ATÉ A RECUPERAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu curativo era feito uma vez por dia. Eu me programava para tomar o banho no final do dia e esse era o horário que também já fazia o curativo para já estar próximo do horário de me deitar.

      Quanto a gasto não lembro, a cirurgia foi por plano de saúde, mas lembro que o anestesista foi algo em torno de R$ 700,00; gastei um valor considerável em pomada pois não poupava, gase (cerca de uns três para limpeza, e mais uns 3 para manter no ferimento com a pomada) e micropore. Além disso nas primeiras semanas comprei um ou dois pacotes de fraldas para recém nascido e a cada curativo retirava os elásticos das laterais e com o acolchoado da fralda reforçava a área do ferimento para proteger de impactos, mas hoje percebo que nesse ponto exagerei.

      Não lembro detalhes dos valores, mas com certeza dá para considerar essas quantidades multiplicadas por 70 dias.

      Ahh, considera uma luvas de latex para que for fazer o curativo, é bem vindo para melhorar a segurança do local.

      Espero ter ajudado em algo.

      Abraços.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fagner, situação complicada realmente, podes postar num serviço de hospedagem e daí mandar o link nas postagens de comentaŕios aqui.

      Excluir
  50. Ola, min chamo josiel e estou com muito medo da cirugia, pois drenei dua vezes o cisto. O medico disse que tenho que fazer a cirugia. Min ajudem estou com muito medo :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Josiel, não posso te dizer que vai ser algo simples, pois já deves ter lido os relatos aqui e a maioria das pessoas sempre tem uma dificuldade ou outra, mas tenta levar de modo mais tranquilo possível. Posso te afirmar que algumas pessoas que passaram pelo dreno afirmam ter sentido alivio depois da cirurgia, que é mais tranquila e menos doída que as situações de drenagem.

      A melhor arma para passar por esse período de fragilidade é a informação, procura te informar bastante sobre o procedimento, sobre a recuperação, segue todas as recomentações do médico e tudo deve correr bem.

      Só cuida bastante da limpeza, acho que esse é o ponto mais importante para não ter dores de infecções após o procedimento cirurgico.

      Vai informando da tua situação.

      Ah! Não esquece de ler as outras postagens que tenho aqui sobre os outros períodos da recuperação, tem bastante contribuição de outras pessoas que passaram pelo mesmo procedimento.

      Desejo melhoras, tudo de bom.

      Excluir
  51. Gostaria de saber se após a cirurgia a pessoa tem direito à estabilidade no emprego? É uma doença ocupacional? Pq passar 8 hs por dia sentado tb é um fator de risco né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente, por não ser celetista, não sabia a resposta para essa questão e fui dar uma pesquisada.

      Teorias afirmam que a situação é congênita e não têm relação direta comprovada com atividades laborais, estas podem apenas ser agravadas por nossa constância em estar sentados, inclusive, devo ter comentado em alguma das postagens a respeito que na segunda guerra mundial era chamada de donça do jipe, dada a quantidade de soldados que eram acometidos por essa doença em virtude das grandes distâncias que eram percorridas nos assentos pouco confortáveis dos jipes.

      Se não me engano o procedimento é solicitar encaminhamento ao INSS para auxílio doença e pelo que pude ler aqui tem maiores esclarecimentos:

      http://blog.sst.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-afastamento-pelo-inss/

      Além disso tem algumas jusrisprudências debatendo a questão e não dando mérito para esse elemento.

      Seguem os links:

      http://www.jusbrasil.com.br/diarios/84435567/trt-3-judiciario-23-01-2015-pg-901

      http://www.jusbrasil.com.br/diarios/79058616/trt-4-judiciario-28-10-2014-pg-457

      http://trt-24.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/4500400/recurso-ordinario-ro-119200703624006/inteiro-teor-11246511

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
    2. Meu nome é Christiane, obrigada por responder. Fiz essa cirurgia há 40 dias,o cisto não era tão grande e já está quase fechado.Minha perícia está marcada pro mês que vem ainda e meu contrato de trabalho vence agora fim do mês. ..rs
      Existe muitas controvérsias a respeito da etiologia e, atualmente a teoria mais aceita de acordo com os artigos que li é que trata se de uma doença adquirida.Uma forte evidência disso é a alta taxa de recorrência. Mas vc tem razão quanto à jurisprudência, é bem complicado isso.
      Mais uma vez obrigada pela atenção e por responder.
      Abraços!

      Excluir
    3. Olá Christiane, eu que agradeço a participação e abordagem ao tema que até o momento ainda não havia sido mencionado que é essa questão do compromisso laboral.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  52. Olá Rogério, irei fazer essa cirurgia, só que pratico exercício físicos,com quanto tempo você acha que posso voltar a essas práticas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, bahhhh, um atleta perguntando para um sedentário... Hehehehe Assim, não sei o nível de atividade física que tu faz, mas digamos que para minha vida sem maiores atividades eu estava pronto já nos primeiros dias, obviamente tomando todo o cuidado com o ferimento aberto, o que mai demora, e já vão dois anos com alguma sensibilidade, são movimentos que envolvam apoio na região da bacia, por exemplo abdominais...

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
  53. Olá Rogério, meu nome é Nicolas Matheus tenho 18 anos inclusive completei agora a pouco tempo operadora na cama , esse bendito cisto apareceu em me no ano passado ele foi se desenvolvendo aos poucos até então eu n sabia oq era logo pensei q fosse um furúnculo aí ele inflamou mt e fiquei até sem andar pois a dor era insuportável fui ate o hospital e o dr me consultou e logo viu que era um cisto aí ele falou logo é caso pra cirurgia, só que tava mt inflamado ele obteve por drenar,fiZ a drenagem fique 2 dias de repouso e prt vida normal dnv passou 6meses e adivinha? Ele voltou dnv, não deixei inflamar dnv marquei logo a cirurgia que aconteceu agr dia 21/06 faz exatamente 11dias hoje , foi boa a cirurgia mt rápido tive q tomar uma rack. Bem não sinto dores de jeito nenhuma nem na hora de fzr o curativo não tá inflamado nem sai nada só um pouco de secreção q eu acho q é normal nada q a gase absorva no começo foi muito ruim pra me ficar deitado de Bruce o tempo todo sem fzr nada , qm faz o curativo é a minha mãe ela faz cm uma higiene da porra pra nem sonha em pega bactérias , ela faz duas vezes ao dia cm base de soró fisiológico, pomada colenage no primeiro curativo ela envolve a pomada na gase e enfia lá dentro e faz o resto do curativo já na segundo curativo q é feito de noite na hora q vou dormi ela n coloca a gase lá dentro só a pomada e faz o curativo normal espero q esteja fzd o processo certo, enfim vim tirar minhas dúvidas, você acha q vai levar quanto tempo 30 dias ou menos? Dps de qnt tempo posso andar de moto? Eu posso fzr relacionamento sexual cm a minha namorada? Tomo mt suco de caju dizem que é bom pra desenvolver o processo de cicatrização? Obg agradeço desde já abraços sim é meu sisto acho que é dos mais pequenos pois n cabe nem uma gase toda no buraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolas, aparentemente teu caso é dos menores, ainda em pois esse ferimento quanto menor penso que seja melhor.

      Fico feliz que esteja tudo indo bem.

      Com relação à tuas dúvidas, Com relação ao tempo de recuperação o meu caso levou por volta de 3 meses para fechar por completo, mas o teu sendo menor talvez leve menos tempo mesmo; com relação à moto eu andei ainda com o ferimento aberto mas sempre seguindo a recomendação médica de fazer qualquer coisa que eu quisesse mas respeitando o meu corpo, ou seja, quando ele começasse a demonstrar sinais de dores era o momento de dar uma diminuída no ritmo; quanto a relacionamento sexual, acho que serve a recomendação anterior, respeita os sinais do teu corpo; com relação ao suco não sei te dizer, nunca ouvi falar nada a respeito.

      Espero ter ajudado, abraços e melhoras.

      Excluir
  54. Olá, sou Isabella, como todos os outros comentários tbm tive o cisto pilonidal. De primeira fiz apenas a drenagem, mas depois de um tempo ele voltou e tive que fazer a cirurgia de retirada. Levei a risca todo o processo pós cirúrgico com as medicações e pomadas. Já faz 1 ano e meio que a fiz a cirurgia, e ela não cicatrizou totalmente e ainda sai secreção, já fui ao médico várias vezes e ele sempre diz que é normal, mas pelos comentários que vi, a cicatrizacao demora menos tempo. Será o caso de eu procurar outro médico? Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabella, de fato acho diferente o processo quando dura tanto tempo pois o meu realmente foi cerca de 4 meses. Algo que me ocorre é questionar exames de sangue para ver se tu não tens algum problema como "açúcar" por exemplo que impacte na cicatrização, mas recomendo fortemente que fales com o teu médico sobre isso. Agora com relação a uma segunda opinião tem os dois lados, ou te dá soluções ou te cria mais dúvidas. Eu, particularmente, escolhi o meu médico pelas recomendações e fui com ele até o fim.

      Acho que não ajudei muito mas espero que sim.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  55. Bom tarde Rogerio escrevendo aqui e desabafando também volto meu cisto tive 9 meses atrás e o bendito volto ou seja vou ter que drena novamente o meu medo agoar e a cirurgia serio não quero toma rack não sei se escreve assim eu poderia optar por escolhe a geral ou não você escolheu com seu medico? Bom e isso eu nesse momento to morrendo de dor vou no medico amanhã drenar mais doi muito mesmo drena imagina a cirurgia :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, boa tarde, assim, não houve escolha, eu até cheguei a questionar a possibilidade de anestesia local pois até então achei que fosse bem mais superficial do que realmente é, e depois de retirado e me mostrado é entendi claramente por que não dava para ser anestesia local. De verdade eu nem vi me aplicarem a anestesia na coluna pois injetaram outro medicamento intravenoso antes que me colocou a nocaute quase que instantâneamente.
      Mas te digo que o meu processo foi muito tranquilo e se não me engano tive depoimento de outros pacientes aqui ou nas outras postagens dizendo algo sobre que se soubessem da tranquilidade que era a cirurgia não tinham passado pela drenagem as vezes que passaram, ou algo do tipo.

      Bom, espero que fiques tranquila, é o principal para essas cirurgias e acima de tudo confiança no teu médico.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  56. Boa noite, lendo esses depoimentos me deixa mais tranquila, pois fiz a minha cirurgia a 9 dias e o médico não me passou nenhuma pomada, nos primeiros 2 dias não sentia nada, mais depois era um sofrimento usar o curativo, tenho revisão da qui a 2 dias e voupedir pelo amor de Deus quero pomada, fiquei com medo pois está saindo um rio de secreção mais agora vejo que é normal, obrigada por ter criando o bolg pois ajuda muito, esses tipo de cirurgia é desconhecido e tem poica informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho visto muitos depoimentos sobre o uso de pomadas e particularmente penso que seja uma grande ajuda para o processo e para a diminuição das dores, sempre é bom trocar uma ideia com o médico sobre o tema, apesar de ser uma constante nos depoimentos ainda assim, cada caso é um caso, mas torço que consigas algo.

      Obrigado pelo estímulo, espero que o blog siga ajudando muitos como nós com as dúvidas que o pessoal posta e esclarece.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  57. Se alguém tiver medo da cirurgia como eu tinha, definitivamente, perca, pois é muito tranquilo e indolor!!! 😉

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde pessoal, hoje dia 11/07/2016 está com exatos 5 dias que fiz a cirurgia... Graças a Deus até o momento sem dores, faço curativos uma vez por dia no posto de saúde, o meu medico me orientou a tomar banho com curativo e não deixar escorrer água no local. faço limpeza com soro fisiológico e passo óleo derssani e gases dentro... os enfermeiros dizem q está bonito...kkk
    Bom finalizando. Digo o mesmo que eu ouvi e me deu coragem: enfrente seus problemas de frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandro, primeiro desculpa, tinha duas ocorrências da tua mensagem e acho que apaguei a errada, por isso ficou invertida a ordem das tuas postagens. Hehehe

      Bahhh, essa é a melhor coisa que podemos ouvir das pessoas que estão revisando o curativo: "Está bonito..." Quando dizem isso é por que está indo muito bem mesmo. Hehehe

      Fico feliz pela tua recuperação, obrigado pela contribuição.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  59. Ola Rogério, não me recordo a partir de quando que esse cisto surgiu em mim, mas a um bom tempo sentia uma ferida no "cofrinho" e me deixava preocupado, como eu não gosto de médico e o evito muito decidi seguir a vida com isso, afinal não me atrapalhava no meu dia-a-dia. Porém um certo dia o cisto inflamou de uma maneira que eu não conseguia sentar direito e com o tempo nem andar. Tive que ir no médico tomar medicação na veia e alguns antibióticos. Com os remédios a dor foi amenizando aos poucos e uma vez no banho senti que havia uma "bolinha" que no caso era onde estava inflamado e tinha pus. Eu muito inteligente cutuquei até estourar, foi ai que sofri um pouco pois a secreção do pus FEDIA MUITO, MUITO MESMO, nossa dava vontade de vomitar, fiquei uns 30 min no banho limpando e o liquido não parava de escorrer (meio nojento eu sei hehe) então comecei a fazer curativos com papel higiênico só para não ficar escorrendo em minha roupa. Até que então em dezembro do ano passado decidi mostrar pra minha mãe. Então fomos no médico e ele confirmou o que eu já sabia através de pesquisas da internet sobre o cisto. Foi ai que decidi operar, amanhã estarei indo fazer os exames pré operatórios.. pois ja passei pelo especialista, e ainda terei que marcar a cirurgia e tudo mais. Meus maiores medo são a anestesia "raqui" espero ele me apagar com medicação na veia como no seu caso para não ver nada. E outra tenho 22 anos e estou indo pro ultimo semestre da faculdade... eu vi que a recuperação é muito extensa duram entre 50 a 70 dias. e isso me preocupa.. além de o processo de recuperação dos curativos me preocupa também. Não tenho noção se meu cisto está simples ou não, só depois de operar mesmo que saberei e contarei aqui para você novamente. Muito bom o blog e desculpa por escrever tanto, sou enrolado até nisso. Gosto de detalhes hehe
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fhe Bander, obrigado pela contribuição. Comigo foi um processo bem parecido, só que nunca chegou a acumular tanta inflamação como tu relata, talvez por isso nunca senti dores tão fortes, logo no início já se formou a tal fístula (canal de drenagem) e sempre ficava vazando pequenas porções de inflamação por ali. Provavelmente por isso é que demorei bastante para perceber que a coisa era mais que uma espinha que ficava voltando.

      Mas assim, fica tranquilo e confia no teu médico que tudo corre bem, é um processo relativamente simples, chato e de recuperação demorada, mas simples.

      Fica a vontade para novas contribuições.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  60. Oi Rogério, fui diagnosticada com esse bendito cisto... porém o meu é pequeno, mede 1 x 1 x 0,7 cm. saía pus mas como tô tomando antibiótico, não tá mais saindo. não tá inchado, só nos primeiros dias que eu descobri o cisto, mas não é aparente. e nunca ficou vermelhão. eu consigo sentar, mas sinto incômodo em algumas posições... tipo, não sei se consigo andar de moto... daí o médico disse que eu vou ter que fazer a cirurgia porque corre sempre o risco dele inflamar e crescer. mas eu tô muito nervosa e realmente não queria abdicar de tanto tempo assim, tenho que entregar meu projeto final na faculdade no fim do ano e trabalho... tô procurando feito louca na internet sobre a recuperação e encontrei seu post. tu acha que pelo meu caso ser bem simples comparado a pessoas que não conseguiam nem andar, a minha recuperação possa ser rápida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorrine, a minha situação foi semelhante à tua no sentido de ter esse canal de saída da inflamação e isso facilitou muito que eu postergasse a busca pela solução do meu caso. Porém me preocupei quando comecei a sentir algumas dormências na região dos quadris, penso que fruto do aumento do cisto em si, e isso foi que me fez procurar tal solução.

      Apesar de feio é algo simples, mas se tu acha que pode esperar até o fim do ano seria minha escolha, no meu caso esperei alguns meses, até por que tinha que regularizar indices de glicose e colesterol para a cirurgia, férias de fim de ano seria uma boa escolha por normalmente serem mais extensas.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  61. Bom dia pessoal hoje já com 9 dias de cirurgia, no retorno ao médico perguntei sobre a pomada, mas ele me disse que não convém. Pq depois da trabalho pra limpar pode sobrar resíduos da pomada e ai demora mais pra sarar até espelir o que sobrou no corpo, portanto ele disse ser mais viável o uso do óleo derssani como sicatrizante, e mantém a ferida sem grudar os esparadrapo!!! Tenho a dizer que de um duas pra cá está mais sensível a pele e sinto um pouco mais... sem dores.... ressaltando que estou dirigindo e trabalhandobora... Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Alexandro, valeu pela contribuição, é mais uma informação que não lembro de alguém ter mencionado sobre o uso de óleos.

      Mas é isso aí, vamos tocando.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  62. Boa tarde,
    Estou com dúvidas como remover os pêlos próximo a cirurgia alguém me indica uma forma, ou você mesmo Rogério como fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandro, desculpe a demora em responder, mas estive fora da internet por algum tempo.
      No meu caso, quem fazia o curativo passava um aparelho de barbear na volta do ferimento sempre no sentido da parte interna para a parte externa pois assim minimizava a chance de cair algum toquinho de pelo no ferimento, acho que melhor ainda se for em momento pré-banho.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  63. Prezados,
    Fiz minha cirurgia há 4 meses, após cerca de 2 anos convivendo com este incômodo horrível. No meu caso não tinha secreção, mas sangrava muito, o que ocasionava muitas vezes manchas na roupa. Um dia decidi ir ao médico e ele diagnosticou o cisto e informou que tinha que operar. No momento sento medo, mas ele foi enfático e disse que se não fizesse a cirurgia, a tendência era de piora. No momento da cirurgia, não senti nada, pois me colocaram para dormir antes mesmo de tomar a RAQUI. Bom, para minha recuperação, o médico aconselhou a contratar os serviços de uma enfermeira especialista em curativos para realizar as trocas. Por opção da enfermeira, não utilizo pomadas, apenas uns produtos (à base de alginato de prata) em cima da ferida para ajudar na cicatrização. Além disso, o médico disse que eu só estaria liberado para sentar quando a ferida estivesse fechada. Agora a ferida ainda não cicatrizou completamente, mas não sinto dor, apenas incômodo na hora das trocas dos curativos. Ainda está sangrando muito, mas o médico disse que era normal. O pior de tudo é ficar impossibilitado de fazer várias coisas devido ao fato de não poder sentar. Contudo, espero que a ferida feche logo, pois a ansiedade é grande para retornar à vida normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu relato, realmente temos casos e casos, e o seu é um dos que divergem um pouco e vão de encontro com outros que relatam levar mais tempo para cicatrização, lamento pelo seu problema mais grave. Com relação ao tamanho do ferimento, terias como dar mais detalhes? Será que essa demora é por ter um ferimento maior? Talvez por problema de cicatrização, saberia dizer algo sobre indices glicêmicos?

      O meu ferimento teve cerca de 6cm de comprimento x 3 cm de largura e uns 2 cm de profundidade.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  64. Olá, no meu caso tenho duas das tais fístulas, eu já tinha o nódulo há alguns anos, mas começou a inflamar e sair o pus há um pouco menos de um ano, agora já consigo controlar e tomo cuidado para não inflamar. Sempre que as fístulas estão abertas eu lavo com sabonete todo dia e coloco band-aids para evitar infecções e atritos. Acho que isso que está ajudando a não inflamar. Por enquanto está funcionando, queria fazer a cirurgia, pois incomoda bastante, porém 3 meses dentro de casa pra mim é muita coisa, tenho faculdade e trabalho, aí complica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, o teu caso é bem semelhante ao meu, eu também tinha as duas fístulas e também consegui postergar a cirurgia para um momento mais propício. Meu médico na minha condição falou que era tudo questão de colocar na balança e verificar qual o melhor momento em função do incômodo causado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  65. Bom dia,

    Meu nome é Icaro, fiz a cirurgia no dia 08/08 e estou fazendo o curativo duas vezes por dia. Minha enfermeira falou que o tecido esta na fase de granulação e nao sinto dor nenhuma, deito sobre a ferida e sinto um leve desconforto, mas nada que nao seja insupprtavel. Quero saber se, com quantos dias volto a trabalhar, trabalho em outro estado, tenho que pegar voo.


    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ícaro, é muito relativo, depende da capacidade do teu organismo de cicatrização, do tamanho do ferimento, tolerância à dor quando o ferimento é exigido, etc. O que posso te dizer é que pelas características do meu caso estive afastado do serviço por pouco mais de 60 dias. Então acho que tem que ir com relativa calma.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  66. Olá pessoal boa noite,
    Estou com exatos 39 dias da cirurgia, posso dizer que vai tudo bem! Inclusive semana passada fui pra são Paulo de avião, sem problemas, estou trabalhando desde o terceiro dia após a cirurgia... Dirigindo e tudo mais... A recuperação minha esta sendo ótima e já fechou 60% da ferida, ressalto que o curativo com o óleo derssani é muito mais viável que as pomadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandro, bom saber da tua boa recuperação, beleza também ter mais uma comprovação de alternativa ao tratamento.

      Abraços e que sigas nesse ritmo de melhora.

      Excluir
  67. Boa noite pessoal!
    Meu nome é Ivânia e fiz a cirurgia há 34 dias. Graças a Deus não senti maiores dores, no começo passava mal no momento do curativo que meu marido mesmo faz. Segundo ele já fechou em torno de 40%. Eu não quis ver o corte..rs ele tirou foto , mas só verei qdo sarar. Mas Rogério.....nos últimos dias, inclusive hoje estou sentindo bastante dor na coluna, ,sera qye tem a ver com a cirurgia? Se fuco muito em pé, parece que tem um peso enorme na coluna, nadegas e pernas, ainda não consegui voltar a vuda normal, pois tenho que fazer tudo devagar . Faço um pouco e drito outro pouco. Isso tem me deuxado bastante irritada . Também não economizo na pomada Colagenase Cloranfenicol.preciso muito saber se esse peso e dor na coluna e normal. O médico que me operou é bastante seco e não tira as dúvidas e infelizmente ers o único que fazia essa cirurgia no mru convênio. Obrigada e boa recuperação à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivânia, de verdade eu só vi o corte por que estava muito acostumado com as fotos que via na internet e já estava preparado, senão concordo contigo que seria bastante amendrontador ver o tamanho do ferimento. Com relação a tua dor achei bem interessante tu usares a palavra "peso" pois as vezes que tentava voltar à minha rotina normal a impressão que eu tinha era justamente essa, de "peso" na região da cirurgia e desconforto grande na coluna.

      Ou seja, tuas reclamações com relação ao ferimento são semelhantes às que eu tinha, nada intolerável, mas desconfortáveis e mais ou menos no mesmo período. Pelo que tu falas está batendo com meu ciclo de recuperação.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  68. Ajudou e muito, me deixou mais tranquila,. Obrigada e que Deus o abençoe. Parabéns por responder à todos com paciência, rapidez e sem fazer acepção de pessoas .É de gente assim que o mundo precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico muito feliz por ter ajudado e pode contar com minha prestatividade.

      Abraços.

      Excluir
  69. Boa Noite Rogerio, li todas as perguntas e respostas aqui do seu blog sobre o cisto pilonidal,e muito obrigada por compartilhar conosco, só nós que sofremos disso, sabemos a angustia e dor. Tenho 2 perguntas: 1) Quanto tempo levou de fato para fechar sua cirurgia a ponto de voltar a vida normal(pois irei me afastar do trabalho, e entrar em INSS, e gostaria de ter uma previsão, lógico que sei que cada organismo é um) e a outra dúvida é sobre a alimentação, uma vez que para evacuar deve ser bem complicado. Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Ah gostaria de relatar também que estou assustada com o tamanho do meu cisto 10.0 x 6.5 x 2.5 mm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julianna, é sempre bastante motivador ter retornos como os teus sobre algum tipo de alento que eu possa estar dando, também agradeço as palavras.

      Com relação ao meu caso estive afastado por cerca de 70 dias e nesse prazo não chegou a fechar por completo mas já permitiu meu retorno com pequenos curativos; e no meu caso o ferimento da cirurgia tinha 6cm x 3cm x 3cm, então pelas dimensões que tu relata podes ter uma ideia do tempo de recuperação.

      Quanto a evacuação de verdade tem que tomar alguns cuidados para fazer a higienização, uma boa alternativa é procurar já tomar o banho e preparar o curativo logo após as evacuações. Sempre que possível eu tentava conciliar tudo. E quanto a alimentação nunca tomei muito cuidado, segui minha vida normal.

      Espero ter auxiliado.

      Abraços e melhoras...

      Excluir
  71. Olá rogério tudo bem? Meu nome é andré e passo pela mesma situação a qual vc passou! Queria fazer algumas perguntas só que antes vou te passar algumas informações e pro pessoal do blog...

    Estou aproximadamente a 33 dias de recuperação, trocando curativos diariamente seja no posto de saúde ou com minha namorada. Já usei um tubo de kolagenase + cloro (nao é o nome exato da pomada) e no momento uso a pomada papaína 2% (nome exato). Estimo que já ocorreu cerca de 45~50% da cicatrização, não sinto dores notáveis somente desconfortos em decorrência de posturas excessivas e sempre as gazes do curativo saem na "coloração normal" sem muitas complicações ou dores.

    O que eu gostaria de saber é em relação à atividade física. Eu sou uma pessoa bema ativa e vem sendo muito difícil ficar em repouso constante.
    Aproximadamente a uma semana venho praticando uma hora de execício moderado 3x por semana (seja uma caminhada ou jogar timidamente basquete) e não sinto absolutamente nenhum desconforto quando comparado a assistir aula sentando no mesmo período de tempo.

    O que eu gostaria de saber é se vc acha que a pratica de exercício e a frequência do mesmo poderiam prejudicar o processo de cicatrização, pois tenho um pouco de medo de não cicatrizar direitinho e como consequência o cisto voltar, mesmo eu não sentindo nenhum desconforto nem durante nem depois da atividade.

    E também gostaria de saber se ocorreu a reincidência do cisto contigo e se depois de uns 30 dias de recuperação voce começou a "folgar" nos curativos o que quer dizer não dar aquela atenção excessiva dos primeiros dias pois não sentia mais dores e o volume de secreção já estava menor que do começo!

    Obrigado desde já e denota-se que seu blog é de muita utilidade pelo seu relato e pelo fórum de perguntas aqui instaurado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pela contribuição e pelo reconhecimento à minha intensão.

      Tentando responder tuas dúvidas, no meu caso, durante todo o tempo meu médico sempre disse: "O sensor para saber se tu está exagerando em algo é teu próprio corpo, ou seja, se começar a haver indício de que vá doer, diminui o ritmo." e isso funcionou sempre, quando começava a dar indícios de dores eu aliviava o movimento ou a posição.

      Com relação a exercícios, mais ou menos com o mesmo período também fui incentivado a começar a fazer alguma atividade (entenda-se caminhar) por uns 30 minutos mais ou menos. Ao contrário da tua recuperação no meu caso quando comecei a fazer atividade tinha uma sensação de peso, como se tivesse uma ventosa no local com o peso de alguns tijolos na região, mas não chegava a ser dor, era mais um desconforto mesmo.

      Com relação a reincidência, já completei 2 anos agora no início de agosto da minha cirurgia e sinto alguns desconfortos ainda bem especificamente à alguns tipos de cadeiras. Mas nada que me faça pensar em reincidência.

      Com relação à frequência de curativos desde o início eu fiz um por dia e segui assim até mais de 70 dias, preferi não arriscar.

      Bom, espero ter ajudado em algo.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  72. Olá, estou completando hoje 11 dias de ooerada. Os primeiros dias foram tranquilos, não sentia dor, andava, deitava e sentava normalmente. Mas ha cerca de 4 dias as dores apareceram, tem horas q nao quero me mexer. Tenho a sensação que está cicatrizando e a pele repuxa.

    Só estou com dúvidas com relação ao tempo afastada do trabalho. A médica deu 15 dias de atestado, sinto q não estarei bem para retornar ja essa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, como está sendo a tua rotina de curativos? Tua cirurgia foi do procedimento de ferimento aberto ou com pontos?

      Se for a aberta muito provavelmente na próxima consulta será revisto essa questão do afastamento. Eu tive renovação de atestado por duas vezes, mas o médico comigo foi mais amplo e me deu mais dias já de saída.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  73. Olá Rogério, estou a dois dias da minha operação e não tenho dores nenhumas. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: quando começou a ferida a cicatrizar doeu alguma coisa ou sentiu algo? Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana, não senti nada em termos de regeneração/cicatrização, tive alguns desconfortos relacionados à outras coisas como posicionamento ou exageros, mas com relação especificamente ao ferimento da cirurgia, só tive dores quando terminei minha primeira leva de analgésicos (7 dias) se não me engano, depois disso continuei mais uns dias (3) e logo não precisei mais nada.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  74. ola rogerio, meu irmao fez a cirurgia a mais ou menos um mes e meio , tava praticamente cicatrizado , mas voltou a sangrar muito novamente isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que o mais importante é consultar o seu médico, pois um aparente retrocesso deveria ser melhor avaliado por este profissional. Realmente não eu saberia o que dizer a respeito.

      Desculpe, mas na minha experiência não passei por nada semelhante.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e melhoras à ele.

      Excluir
  75. bom dia... fiz a cirurgia de retirada do cisto à 14 dias... nos primeiros dias não havia sentido dor... estava até me sentando, dirigindo, indo pra festas, (louca)... depois de tudo isso que fiz... levei uma bronca daquelas... tenho que ficar deitada mesmo... nem sentar muito posso... a recuperação infelizmente é muito lenta... apesar dessas loucuras que fiz estou bem... sinto um pouco de dor talvez porque parei com os remédios... a secreção sai bem pouca... e ainda não tive coragem de deitar com o "bumbum" para o colchão... minha recuperação está tranquila... vou tentar voltar a treinar no começo de novembro... e do mais é soh ter um cuidado que tudo corre bem... adorei teu blog... tirei varias duvidas e fiquei aliviada em saber que não era a única a passar pôr isso... mando noticias... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, bom saber de tua experiência e bom saber que pude ajudar com alguma informação à respeito do problema. As vezes a gente passa um pouco do limite, eu algumas vezes senti que o corpo mandava sinais de excesso que eu cometia.

      Com relação a deitar de "barriga pra cima" desde os primeiros dias já me deitava, porém logo de alguns minutos a pressão era tão grande no ferimento que tinha que mudar de posição. É bem natural.

      Vai mandando notícias.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  76. Oi Rogério,meu nome é Márcia, e meu filho está com esse cisto. No caso dele teve muita dor quando descobriu, foi ao médico e teve que drenar, ficou um tempo bom, e cicatrizou, mas tempo depois voltou em outro lugar, só que esse não dói, mais fica saindo uma secreção direto pela fistula, quando quer dar uma melhorada da uma inchada e ai ele aperta e sai o pus, e as vezes sai sozinho. Agora passei ele com o proctologista e disse que tem que operar. O que voce tinha também ficava saindo pus quase o tempo todo, porque ele nao tem quase dor, mas fico com medo. Voce colocava alguma coisa, ou deixava sair sozinho mesmo, porque não sei se sai tudo, porque dali uns dias começa a sair de novo. Obrigada se puder me ajudar, porque agora é fim de ano e so vai poder operar o ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, meu caso foi bem como este segundo estágio do seu filho, desde o princípio sempre tive a tal fístula e sempre tive purgação por ela. Passei alguns anos com esse processo transcorrendo dessa forma até que em certo momento comecei a ter dormências na região da bacia ai procurei o médico que me confirmou da necessidade de operar. Também tinha a mesma dúvida, mas mesmo diante do diagnóstico pude ainda aguardar cerca de 6 meses pela cirurgia com o aval do médico.

      Minha situação foi assim, espero ter ajudado em algo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada Rogério, fico mais tranquila em saber que o seu caso é parecido, porque a maioria que vejo nos relatos sentem muita dor e precisam drenar, e do meu filho sai sozinho a secreção. Como é final de ano acho que ele vai poder operar no final de janeiro ou fevereiro, aí eu mando noticias de como foi a cirurgia. Mais uma vez obrigada por você dispor de um pouco do seu tempo pra tranquilizar e ajudar no que pode com sua experiência. Parabéns! Abraços.

      Excluir
    3. Márcia, fico feliz em saber que pude colaborar com a tranquilidade de alguém.
      Também tive a mesma impressão quando estava me preparando para minha cirurgia, de que todos os casos eram sempre bastante problemáticos e traumáticos. Mas felizmente não foi assim comigo e achei importante colaborar com outros que passassem pelo mesmo problema.

      Desejo melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  77. Olá Rogério. Serei operado em breve, em princípio dia 20 ao quisto pilonidal. Tenho 22 anos e este problema surgiu me há ano sendo que já tive 3 episódios. Um muito pequeno e dois mais dolorosos sendo que estou a repousar do terceiro.

    Estou com muito receio como é natural, e tudo isto depende dos médicos, das reacções do nosso corpo, estilo de vida a forma como irei recuperar da cirurgia (ferida aberta)

    Eu trabalho 8 horas por dias sentado, sou informático, o que não ajuda, também estou a tirar a carta de condução e tambem sou escuteiro, sendo que algumas vezes faço algum trabalho de carga e caminhadas com mochila as costas.

    As minhas questões são:

    Quando é que voltou a sentir se minimamente confortável para voltar a conduzir e a estar sentado durante pelo menos 1 hora? Chegou a utilizar alguma almofada terapeutica ou tem algum conhecimento na sua utilização?

    A partir de que altura é que se conseguiu levantar e fazer algumas coisas minimamente? (exemplo: sair de casa, ir ao café ao lado, ou passar a tarde com amigos)

    Estar deitado de lado, chega a ser mais doloroso, quando queremos deixar de estar de barriga para baixo?

    So depois dos 4 5 meses de fechi da cicatriz é que se pode voltar a fazer exercício fisico?

    Bem, e qualquer outro conselho que tenha... nao sou do género de ficar parado hehe.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, bom são várias perguntas, tentarei responder a todas:

      Também trabalho com informática, então o fato de estar sentado longos períodos do dias nos é comum.

      A condução é algo que tem relativo desconforto, principalmente pela pressão exercida quando da pressão nos pedais que nos empurra contra o assento, assim sendo acho que para condução é um dos mais demorados períodos. Mas cerca de mês e meio já foi possível dirigir sem maiores desconfortos.

      Quanto o sentar-se, e fazer qualquer outra atividade, segundo palavras do meu médico na ocasião, o limite é a tolerância do corpo, ou seja, quando desconfortos começam a surgir está na hora de mudar o que se está fazendo. O que acontecia com frequência é que os desconfortos tinham determinada frequência nos primeiros dias da cirurgia e esses tempos foram sendo aumentando com a evolução da recuperação.

      No primeiro dia já de recuperação já podia fazer coisas, apenas atentando à recomendação do médico de observar os avisos do corpo.

      Eu me deitava até mesmo com o ferimento para baixo, e utilizava alguns travesseiros para distribuir o peso do corpo de maneira a não pesar tanto sobre os curativos.

      Esse tempo para voltar a fazer exercícios físicos é relativo, até hoje (passados 2 anos e alguns meses) tenho alguma pequena dificuldade de me apoiar sobre a ferida, ou seja, quando envolve exercícios onde nosso peso se apoia sobre a cicatriz é quando temos um pouco de dificuldade, fora isso tudo depende da observação e limites de tolerância individuais.

      Espero ter ajudado.

      Um forte abraço e melhoras.

      Excluir
  78. Olá, Rogério, senti de postar novamente hoje já com 5 meses que fiz a cirurgia, gracas a Deus sarei muito rápido, com 2 meses fechou minha cirurgia, sai do hospital e fui direto trabalhar e trabalhei todos os dias sem complicações, a não ser o incômodo do local... Agradeço muito ao blog, que por ele tive a coragem de operar... Desejo uma boa recuperação a todos, e quem tiver interesse em saber como é tenho todas as fotos até cicatrização final... Só pedir no meu email. asantos1111@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandro, fico feliz pelas boas notícias e em saber que o conteúdo disponibilizado aqui foi de alguma valia.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  79. Boa noite pessoal, meu nome é Marllon e hoje realizei minha cirurgia de retirada deste incômodo! O descobri cerca de 8 meses atrás, e o processo de exames/consultas até a retirada levou esse tempo todo, por grande fila de espera. A princípio o tamanho era médio segundo o cirurgião, cerca de 2x1x0,63 e o corte foi de 4 cm. Ele optou por realizar a cirurgia onde a foi realizados os pontos, ao invés da cicatrização de dentro para fora, e agora passadas 4 horas de que fui operado apenas sinto desconforto no local, mas nada que seja suportável!

    A princípio a recuperação será de 60 dias segundo o cirurgião, e ele me receitou apenas antibiótico para is primeiros 7 dias, antiinflamatório para os primeiros 5 e paracetamol em caso de dores.

    No decorrer da minha recuperação irei relatando como está o processo já que não são muitas as pessoas que utilizam esse procedimento de cicatrização.

    Muito obrigado e a propósito, o blog é realmente muito rico em informações e o feedback de cada um é muito importante para ajudar a nós que recém estamos no início da recuperação!

    ( a anestesia local doeu bastante no meu caso, mas foi apenas nos primeiro minuto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marllon, obrigado pela contribuição, de fato não temos muitas informações sobre esta outra forma de recuperação.

      Se puder ir mandando atualizações te agradeço.

      Obrigado pelas palavras de apoio sobre o conteúdo do blog, são de grande valia e estímulo.

      Um abraço e votos de melhoras.

      Excluir
  80. Bom dia Rogério, bom dia a todos que acompanham o blog.
    Li por mais de 1h todos os relatos aqui do blog. Muito obrigado a todos que deram sua contribuição. Tenho este incomodo a cerca de 5 anos. Sempre achei (sempre tive esperança rs) que fosse um mero pelo encravado que iria se resolver por si só. Mas acerca de 1 ano começaram as inflamações. Uma seguida da outra. Tomava antiflamatórios e/ou antibióticos e melhorava. Passava 1 mês a inflamação voltava. Resolvi finalmente buscar ajuda médica. Fiz uma infiltração a um mês atras para retirar o pus e realizar os exames necessário para confirmar o cisto. O ultimo exame fiz a uma semana, ressonância específica para o caso. Hoje eu irei a consulta com o médico cirurgião com todos os exames realizados para marcar a cirurgia e passar o que tiver que passar. Pois não aguento mais tomar medicações e sentir dor. Agradeço de coração a todos aqui pois me tranquilizou quanto a "entrar na faca" rsrs
    Vou postar aqui como será o decorrer da minha situação. Acredito que serei liberado das minha funções aqui no trabalho por volta do dia 20 de janeiro de 2017. Sou desenhista projetista de sistemas de telecomunicações e instalações elétricas, trabalho sentado e isso está sendo bem difícil. Mas enfim, irei ficar livre deste incômodo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigado pela contribuição, de verdade o que se nota com muita frequência é a constância em relatos de que se passa muitas horas sentado por dia por força dos mais variados ofícios, inclusive já comentei em outra oportunidade que na segunda guera mundial as frequentes recorrências do caso eram associadas às grandes distâncias percorridas em jipes em terrenos acidentados, tanto que parece que foi dado o nome de "doença do jipe" para o caso.

      Te desejo um bom procedimento e melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  81. Imagina, estamos juntos!
    Doença do gipe soa melhor que cisto pilonidal kkkk quando o médico me disse este nome, quase morri. Eu nunca soube dessa doença, ja imaginei câncer, algo mortífero kkkk "é pracaba o piqui do Goias" hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia galera.
      A cirurgia foi feita no dia 09/03. Cisto pilonoidal com fistula perinatal. Hoje está completando 1 semana. Não foi profunda. Mas não foi possível fechar. O procedimento demorou 1h, nas acordei após 4hs. Operei as 9:30. Por volta das 16hs foi necessário trocar o curativo. Mas ate então não senti nenhuma dor pois estava com medicações na veia. Pedi para a enfermeira tirar uma foto. Fiquei impressionado. Enfim.. As 21hs tive alta e fui sentado tranquilamente. O local é na direção do anus cerca de 7cm em direção da nadega, ou seja, sinto incomodo ao sentar. Mas quando sai do hospital estava com um curativo enorme. Minha esposa realiza a troca do curativo 4x/dia. Ao retirar o curativo fazemos a lavagem com agua e sabão especifico antibacteriano. É só. Agua e sabão. Faz o tamponamento com gase, pouca, para que a ferida consiga receber ar. Sinto dor 24hs. Mas aliviada pois estou tomando lisador a cada 6hs. A dor violenta acontece ao defecar, pois a fistula foi retirada e junto foi uma parte lateral do anus.. Pesquisei um pouco e perguntei ao Dr se poderia passar a pomada hemovirtus. Pessoas que operam de hemorroidas utilizam neste momento. Enfim. A ferida esta diminuindo a cada dia. Acredito que no Max em 60 dias estarei 100% na batida do verão. Até o terceiro dia após a cirurgia era incômodo andar. Hj esta mais tranquilo. Mas sem pressa.. Passos curtos e lentos. O Dr disse vida normal.. Ah.. É consegui fazer amor com minha esposa no quarto dia.. Vivaaaa estou muito bem.. Tirando as dores leves (Lisador sempre a cada 6hs) de resto esta te indo bem. Fui operado pelo Dr Fernando Cabral de Menezes no Hospital Santa Rita em São Paulo. Indico a todos. Caso queiram conversar me mandem email rodprojetos@gmail.com for te abraço
      Obs.: não temas a cirurgia.. Tudo passa.. E o Senhor é contigo.

      Excluir
    2. Rodrigo fico feliz em saber de tua melhora, e que já estás fazendo peripécias... Hahahaha

      Interessante o caminho que o teu cisto tomou em direção ao ânus, essa é uma informação que ainda não tinha visto e uma boa contribuição, certamente é um agravante que exige maiores cuidados durante a higienização. Frequentemente tenho notícias sobre do ponto da ultima vértebra para a região lombar.

      Bom, desejo melhoras.

      Um abraço.

      Excluir
  82. Bom dia Rogerio,

    Estou com os sintomas do pilonidal, ainda nao procurei um medico, estou adiando isso por medo da cirugia, pois o meu cisto inflama a cada 1 ou 2 meses, e tenho que retirar o pus em casa mesmo, com a ajuda da minha mulher, queria saber quanto tempo demorou pra voce se recuperar e voltar ao trabalho.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elton, desculpa a demora pois estava afastado da internet por uns dias.

      Como meu trabalho é predominantemente sentado fiquei afastado por dois meses, tive que fazer laudos no INSS e tal, no terceiro mês voltei às minhas atividades com o ferimento ainda não totalmente fechado mas já com demanda por menos cuidados.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço e melhoras...

      Excluir
  83. Boa tarde amigo, sua pastagem foi muito motivadora.
    Amanhã 30/01/2017 farei minha cirurgia. Gostaria de saber quais os principais matérias precisarei comprar para fazer os curativos, o tempo que você precisou ficar de jejum para fazer a cirurgia e se o pós operatório dói muito.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço o incentivo...

      No meu caso basicamente utilizei muito gaze, soro fisiológico, micropore (causa menos irritação) e a pomada a base de colágeno.

      Quanto ao jejum, não lembro ao certo, mas creio que parei de comer na noite anterior e minha cirurgia foi as 14:00, ao voltar para o quarto por volta das 19:00 já me alimentei normalmente e no dia seguinte fui liberado para casa.

      Quanto a dores do pós, não tive quase nada, só quando exagerava em algum movimento ou posição e esta começava a incomodar, mas era só mudar e a dor aliviava. Fora isso no final dos 10 dias de analgésicos a dor veio com força e iniciei mais uma cartela mas aos 3 dias já não foi mais preciso...

      Espero ter auxiliado em algo.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado. Efetuei a cirurgia ontem conforme faleu acima e hojr tomei o tao sombri banho (sensação muito ruim mas ate que foi razuavel o banho) e troquei o curativo (tudo ainda no hospital. Estou relativamente sem dores e com relação a cirurgia tomei anestesia na coluna e não a local, e não senti nada no momento da mesma.
      Obrigado pelo blog, foi muito útil para mim

      Excluir
    3. Julio, fico feliz pelo bom andamento do teu processo e feliz de ter colaborado positivamente.

      Um abraços e melhoras.

      Excluir
  84. Olá, boa noite!Fiz esta cirurgia dia 02/02/17. Foi um pouco tenso pois eu estava com medo de realizar a mesma, por conta de conteúdos que vi na Internet. Não tive complicações pré-cirúrgicas, pois meu cisto estava "quieto". Hoje fazem 9 dias da cirurgia, o meu médico optou por fazer o processo fechado, porém estou com um dreno! Me encomoda muito, pois não consigo sentar direito e nem realizar algumas atividades que estava acostumado (dirigir, correr, abaixar-se muito entre outras). Estou com um pouco de medo em relação a reincidência, pois li alguns relatos na Internet que esse processo fechado pode acarretar. Estou com muita fé que meu problema tenha cido resolvido e que não volte a fazer esta cirurgia!! O corte já está cicatrizando, porém não posso imaginar como esta por dentro. Em relação ao dreno que estou usando, o mesmo expulsa bastante secreção, estou trocando o curativo 2x ao dia. Em relação a dor não sinto muita, pois estou tomando remédio! O médico receitou 2 antibióticos, anti-inflamatórios. Não estou fazendo o uso de pomada, pois como mencionei o corte está com pontos bem feitos e cicatrizando bem! Semana que vem vou para o médico para retirar o dreno e provavelmente os primeiros pontos.
    Volto a comentar sobre minha situação. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, obrigado por compartilhar informações sobre esta outra técnica que também é importante por ser bastante utilizada também, certamente será de muita valia para outros que passem pelo mesmo problema.

      Com relação à reincidência do problema muito se fala que as chances do ferimento fechado é de 30 a 40 % enquanto a de ferimento aberto é de 5 a 10 %, ou seja, de qualquer forma há possibilidade de se ter novamente o problema. Mas torçamos para que não.

      Novamente obrigado por compartilhar as informações.

      Excluir
  85. Bom dia galera eu fiz essa cirurgia de cisto pilonidal e tô tendo muita secreção e está doendo bastante quando eu vou fazer necessidade fisiológica gostaria de saber a secreção é normal ou não muito obrigado Aguardo resposta de vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Moises, quanto à secreção sempre tive alguma porém nada que fosse além da sujeira no curativo. Quanto à dor te confesso que tirando o pequeno período que tentei parar o analgésico no restante quase não senti dor alguma, apenas quando forçava demais meus limites, portanto eu te sugiro procurar o médico para averiguação.

      Espero ter ajudado, um abraço e melhoras.

      Excluir
  86. Oi, Rogério.
    Descobri, no fim do Janeiro, que tenho cisto pilonidal. Precisei fazer drenagem e o médico abriu um corte para retirar o pus. Com isso, fiquei 7 dias em casa, mas no terceiro dia já conseguia sentar e andar normalmente. No oitavo dia voltei a trabalhar.

    Porém, como sou atleta, ontem eu fui treinar, e hoje cresceu uma bolinha em cima do meu corte, e acho que está inflamado de novo, apesar de não estar doendo. Acho que foi por conta do impacto dos exercícios.

    Minha cirurgia definitiva está marcada para o dia 10/03. E pra mim é complicado pois minhas aulas voltam na semana seguinte, não posso ficar muito tempo afastada do trabalho e também queria voltar a treinar o quanto antes. Dizendo com parâmetro da sua experiência, você acha possível retomar algumas atividades em 2 semanas se cuidar direitinho? Estou um pouco desesperada.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, com poucos dias eu já tinha retomado todas minhas atividades, o que estava bastante limitante era a questão de se manter continuamente em determinada posição e a reincidência e cuidados com os curativos.

      Então o que posso te dizer é que cada caso é um caso, e tens a vantagem de ter atividades físicas na tua rotina. Acho que teu quadro é promissor.

      Espero ter ajudado em algo.

      Abraços e melhoras.

      Excluir
  87. MEU Deus sera que só eu passei 6 meses afastada do trabalho?
    e quando voltei ainda estava com a fenda berta , demorou uns 8 meses pra fechar todo e ainsa se abriu umas 3 vezes depois, e hj 1 ano e 2 meses depois ainda sinto dores horríveis quando fico sentada em determinadas posições sem falar que meu bubum ainda tem m lado que está dormente.
    e minha cicatrização sempre foi rápida,porem minha cirurgia demorou muito pra fechar aff,eu nunca reclamei nem fiz corpo mole mas por recomendações médicas fiquei sem trabalhar e sem fazer alguns serviços domésticos. e ainda assim demorou aff pensei que aquele enorme BURACO , NÃO FECHARIA MAIS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, marcos?! Pois bem, o intuito deste BLOG justamente foi dar um contraponto à situações como a tua que apareciam bastante em vídeos do Youtube ou postagens em outros BLGOs. Realmente muita gente passa por problemas bastante sérios por causa desse cisto porém outros casos são menos traumáticos. Lamento que no teu caso tenha sido dos mais complicados mas é igualmente importante contribuições como as tuas para mostrar que apesar de poder ser tranquilo ainda há situações que variam um pouco.

      Obrigado pela contribuição e desejo melhoras.

      Excluir
  88. Olá Rogério, parabenizo pela iniciativa do blog tenho certeza que os comentários aqui feito tem ajudado mt gente... Fiz a cirurgia no dia 19/12/16, está fechando por segunda intenção, não tive drenagem fui logo a cirurgia como no seu caso. Sei q já deve ter respondido essa pergunta mas não. consegui encontrar diante de tantos comentários... Quanto tempo demorou pra sua cirurgia fechar totalmente , estou com pouco mais de 2 meses e parece q não fechou nem 50% ainda... Tenho 26 anos, e foi um pouco profunda... Oq fez q acha q ajudou mais pra essa cicatrização ? Grata desde já . grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ellen, o meu caso levou cerca de 4 meses para fechar por completo e te adianto que a evolução mais significativa se deu da metade para o final da recuperação, ou seja, parece que no início tudo é muito mais lento, mas depois passa voando. Realmente não fiz nada de especial além do já relatado. Temos que ter é muita paciência.

      Espero ter ajudado. Abraços e melhoras.

      Excluir
  89. Parabéns pelo blog! li muitas coisas e tirei muitas dúvidas. Tive o cisto e a verdade é que nunca tinha ouvido falar a assim como você depois que eu tive descobri várias pessoas inclusive da família que também tiveram, é incrível como isso acontece!
    Descobri o cisto em Junho do ano passado, não sabia exatamente o que era, começou com uma dor e um tremendo incômodo, eu não dormia nem nada, depois de 3 médicos descobri que era o cisto pilonidal. Tive que fazer a drenagem, não teve nada mais dolorido na vida do que aquilo, eu estava com muito pus e foi tudo feito a sangue frio, ou seja todo aquele pus que estava em mim saiu com os médicos me apertando a apertando, eu só sabia gritar na sala, pois bem, voltei para casa, depois de um tempo 'recuperei'não tinha fechado porém já estava conseguindo andar, sentar... só poderia operar 6 meses depois(minha medica não me aconselhou a pesquisar na internet fotos pois eu poderia me assustar, e eu nao pesquisei porque eu ja não queria mesmo, até hoje não sei muito bem como é, nem o meu eu vi como ficou) ... a cirurgia foi muito bem, não senti grandes dores, apenas o incômodo de ter que ficar de repouso e não conseguir sentar direito. Operei dia 27/01 quem faz meus curativos desde o primeiro dia que voltei para casa é minha mãe, retorno dia 07/04 no médico e espero estar na reta fina!
    Parabéns de novo pelo blog, tem muita informação e posso dizer que é 'confortante'ler outros relatos e saber que você não é a única que já passou por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, obrigado pela contribuição, realmente um dos propósitos dessas postagens é justamente dar uma naturalidade para o problema e torná-lo mais ameno já que as aparências não são tão amenas assim.

      O meu caso, felizmente, não foi o de drenagem pois tive as tais fistulas por onde era expelido o pus, mas percebe-se que esses casos de drenagem são os piores realmente.

      Fico feliz que já estejas em processo de melhora.

      Obrigado pela palavras.

      Um abraço.

      Excluir
  90. Oi, tudo bem? Fiz minha cirurgia faz uma semana. As vezes dói um pouquinho quando a enfermeira coloca a gase com nebacetim mas em geral é bem tranquilo. Pra sentar ainda sinto um pequeno desconforto se fico muito tempo e não consigo deitar de costas ainda, mas creio que seja normal. Enfim, de ontem para hoje comecei a sentir uma pequena coceira no local, você sentiu durante a cicatrização? Eu tenho dois ferimentos e eles passam a gase por dentro, de ponta a ponta, penso que talvez seja por isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jana, desculpa a demora em responder. Sim, a coceira é normal, parece efeito do processo de cicatrização.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  91. Oi, realmente muita coisa que li me tirou várias dúvidas.
    Descobri o cisto faz 8 meses atrás, e por conhecidencia minha irmã ah 9 meses ...irei o fazer a cirurgia amanhã,mas queria saber se depois da cirurgia realmente tem que cortar alguns abtos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, assim, eu particularmente não mudei nada, apenas diminui meu ritmos e inseri as rotinas de curativos, basicamente isso.

      Um abraço e melhoras.

      Excluir
  92. Boa noite!! Descobri esse problema na minha filha faz um mês e alguns dias ela precisou drenar sofreu muito pois está só c 13 anos e sofro junto e agora voltou novamente será q é normal voltar a inflamar tão pouco tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, estive ausente do blog por bastante tempo.

      Assim, a normalidade dessa situação eu não saberia dizer, acho que é interessante tentar contato com um médico especialista para verificar a opção pela cirurgia.
      Pelas situações de comentários que tive contato acredito que é a opção mais duradoura em termos de solução.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Somente com cirurgia para se resolver... Tantas quantas vezes for drenado irá voltar... Tem fazer cirurgia e de preferência no método conservador aberta com menor incidência de retorno do absesso!

      Excluir