segunda-feira, 3 de junho de 2013

Música e Informática

Hoje, graças a meu grande colega Kenjiro (segue o link), lembrei que tinha o blog para colocar algumas informações ainda mais por que o tópico da ultima postagem dele faz referencia a um dos recursos que já testei.

Bueno, faz um tempão que quero escrever sobre algumas aquisições minhas e que vi funcionar como esperado.

Um breve histórico: Desde minha infância tenho brincado com música e em determinado momento tive meu primeiro contato com as interfaces MIDI, bahhh, fiquei muito curioso com aquilo, que tipo de cabo que ligaria aquelas portas no amplificador????

Bueno, quando finalmente, lá pelos meus 13 anos fiz a ligação entre a porta que dizia OUT e as portas do amplificador que diziam IN percebi que aquilo estava além da minha compreensão pois o som era um ruído absurdo e aquilo se parecia muito com uma tentativa de comunicação extra-terrestre. Optei por não mais fazê-lo...

Mais adiante com o advento da internet discada tomei contato novamente com aquela conversa dos diabos.

Imagem meramente ilustrativa: Portas MIDI

Imagem meramente ilustrativa: Portas RCA do Amplificador

Opa, o que o MIDI e a Internet Discada tem em comum???

O que acontece é que no "nível físico da coisa" ambos são comunicação digital e serial entre dispositivos e o que eu fiz naquela primeira experiência foi ligar uma saída digital a uma entrada analógica, e quando se ouve aquele monte de ruídos entre o MODEM e o Provedor estabelecendo comunicação é como se fosse a comunicação entre dois instrumentos musicais através da interface MIDI, só que sem a parte de sincronização. O Protocolo MIDI já tem uma velocidade pré determinada de conversa entre os dispositivos e dispensa essa etapa.

Aqui já dá para perceber onde eu tinha errado na minha primeira experiência, tentei ligar digital OUT com Analógico IN, não adianta, não casa.

Bueno, não foi com a internet discada que eu me aprofundei no conhecimento de MIDI mas foi ela que me fez recordar aquele som que já tinha ouvido antes e que já me deixou bastante curioso.

Já na graduação tive a oportunidade de estudar o processamento digital de sinais e padrão de comunicação entre dispositivos que me deu o embasamento para estudar o chamado MIDI, na época bastante novidade para mim mas hoje tem um material bastante farto, segue o link

O que acontece que antigamente o MIDI era ligado ou com portas "do mesmo naipe" ou com PCs através da porta de Joystick como eu não tinha o cabo até pouco tempo atrás então levei muito tempo para fazer uso do lance e quando comecei a me aprofundar os computadores mudaram o padrão de conversa com outros dispositivos e a porta Joystick caiu em desuso ainda mais pelo advento dos Notebooks que usam cada vez mais as portas USB.

Imagem meramente ilustrativa: Portas Joystick do PC
Ok, mas onde quero chegar? Nesta semana comprei um cabo que faz o "meio campo" entre um teclado via portas MIDI e o PC via porta USB, beleza, show de bola, usei alguns programinhas e realmente a interface funciona, sinais MIDI indo e vindo na fluidez desejada.

Esse cabo se consegue na internet por volta de R$ 25,00 mais frete e tem alguns modelos diferenciados, o meu é o da figura que segue:

Imagem meramente ilustrativa: Cabo conversor MIDI - USB

E aqui entra minha outra aquisição. Depois de ver que o cabo funciona fui atrás de uma ferramenta que me interessa muito tanto em termos de brincadeira como em termos de aprendizagem e achei o tal Synthesia.

Pois bem, eu carrego um trauma de quando criança que foi o de ter sido expulso de aulas de piano e teoria musical por não ter paciência para toda a carga de teoria e falta de aplicabilidade (aos meus olhos), eu sempre me perguntava, por que não ouvir e sair tocando o que se ouve? 

Bom hoje eu vejo a importância daquelas repetições intermináveis, daquela quantidade absurda de variações, da posição que sempre deveria ser a mesma dos dedos no teclado, bla bla bla...

O Software basicamente faz o papel das professoras de piano com um plus, se a gente quiser ele ganha uma cara de "guitar hero" para piano e nos fornece meios de estabelecer competições em diversas formas como melodia ou tempo, avalia quantidade de acertos, tempo de execução de musicas relacionadas ao tempo normal, podemos definir se queremos que a musica seja tocada integralmente pelo software, pelo usuário, ou escolhermos qual das mãos queremos tocar ou que seja tocada.
Além disso fornece níveis de dificuldades com músicas ou exercícios de escalas.

Claro tudo limitado na versão trial com cerca de 3 ou 4 músicas por nível de dificuldade e mais algumas liberações por exercício de escalas.

Bom, eu como gostei muito do software e da integração com meu teclado WK-1500 da Casio fiz o sacrifício e adquiri o que eles chamam de Pacote de Aprendizagem (Learning Pack) que além de liberar todas as músicas de treinamento ganha um plus extra, a possibilidade de adicionar músicas MIDI.

Imagem meramente ilustrativa: Teclado Casio WK-1500
Nem preciso dizer que isso tem aos montes na internet e ainda se ganha um outro enfoque, quando incluímos músicas normalmente elas vem não só um instrumento como solo, por exemplo, mas vem todos os vários instrumentos em faixas MIDI separadas, o que nos permite não só treinar o solo da música como qualquer instrumento que se deseje.
  • Quer treinar aquele tecladinho do acompanhamento? Deixa todos os demais invisíveis e manda ver...
  • Quer treinar o solo da música? Deixa todos os demais invisíveis e manda ver...
  • Quer treinar partitura? Desmarca a opção que habilita o estilo "guitar hero" e manda ver...
  • Quer dicas de qual o melhor posicionamento das mãos sobre o teclado? Clica na opção e vê...
  • Quer mudar a velocidade de execução de alguma música para ir treinando mais lentamente? Ok, reduz ou aumenta a velocidade como preferir...
  • Se o teclado tiver a opção de iluminação da tecla que deve ser pressionada, o software dá suporte a isso também.
  • Ainda dá para mandar sua pontuação para o site e estabelecer uma competição com usuários do sistema.

Ou seja, a combinação "Teclado com portas MIDI, PC com entrada USB, Conversor MIDI-USB e o software Synthesia" é tudo o que se precisa para aprofundar e muito a capacidade de se ler partituras ou se brincar musicalmente com amigos. Claro, se der para ligar tudo isso numa TV 47 fica ainda melhor a brincadeira.

Segue o link do site do fornecedor do software.

Obs.: Se colocar no Youtube a busca por Synthesia, tem muitos videos que mostram como os usuários estão brincando com o software.

Assim que der posto algo mais sobre este novo brinquedo e principalmente um videozinho da brincadeira.

Até mais.